Employee experience: qual sua importância e como implementar?

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Por muito tempo, as empresas se dedicavam somente a proporcionar experiências positivas aos seus consumidores. Mas, com a evolução das relações trabalhistas, hoje, entende-se que esses esforços também devem ser aplicados com os colaboradores. E é neste ponto que o conceito de Employee Experience se enquadra.

Preparamos este post para que você entenda o que é Employee Experience, qual a sua importância e como aplicá-lo na prática. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é Employee Experience?

Resumidamente, Employee Experience (EX) é um conjunto de estratégias adotadas pelo departamento de Recursos Humanos, cuja tomada de decisão é focada em promover o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Isto é, melhorar o ambiente organizacional a fim de garantir uma experiência positiva aos funcionários.

Empresas dos mais diversos segmentos do mercado concluíram que não bastava garantir a venda de um serviço ou produto. Era necessário encantar o consumidor por meio de uma experiência inesquecível a ponto de fidelizá-lo à marca.

Em paralelo a esta estratégica, os empreendedores notaram que o sucesso de uma empresa abrange a força de trabalho diferenciada. Motivação, alinhamento aos objetivos organizacionais e engajamento são algumas das características que espera-se dos profissionais que integram a equipe. E foi nesse contexto que se criou o conceito de Employee Experience.

O mesmo princípio que procurava proporcionar ao cliente uma experiência enriquecedora a fim de conquistá-lo, passou a ser aplicado também aos Recursos Humanos. Dito isso, o Exployee Experience nada mais é do que o conjunto de estratégias para proporcionar uma experiência positiva ao colaborador. E isso vai muito além de oferecer um bom salário e um pacote de benefícios atrativo.

O Employee Experience abrange uma série de práticas que têm como finalidade zelar pelo clima organizacional saudável, ambiente de trabalho humanizado e garantir a saúde física e mental dos funcionários. Sua finalidade é fazer com que o trabalho deixe de ser uma rotina repetitiva e se torne um propósito.

Qual a importância do Employee Experience?

A premissa do Employee Experience consiste em garantir o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Quando o RH consegue colocar essa estratégia em prática de maneira eficiente, a empresa é beneficiada como um todo. Veja algumas das vantagens que o Employee Experience pode proporcionar!

Atrai e retém os melhores talentos do mercado de trabalho

Proporcionar uma experiência diferenciada aos membros da equipe é uma ação que deve ser realizada desde o seu processo de onboarding, isto é, no início de sua jornada profissional. Assim, mesmo que o candidato acabe não ingressando na companhia, levará consigo uma ótima imagem da organização e a considerará futuramente quando houverem novos processos seletivos.

Aumenta a produtividade

Não é nenhuma novidade para qualquer departamento de RH que o índice de produtividade de um funcionário é diretamente influenciado pelo seu nível de satisfação com a empresa. Portanto, boas práticas de Employee Experience são capazes de tornar os colaboradores muito mais produtivos.

Melhora o clima organizacional

Colaboradores satisfeitos com a empresa em que trabalham, tendem a ser mais produtivos, bem-humorados e harmônicos em relação às suas relações com gestores, clientes e colegas de trabalho.

Quando a organização é capaz de proporcionar um bom Employee Experience, o clima organizacional se tornam muito mais saudável e um ambiente propício ao entrosamento e colaboração entre os profissionais, o que também abre margem para proatividade e criatividade.

Reduz o índice de turnover

O ambiente de trabalho é o local em que as pessoas passam uma boa parte de seu tempo. Isso significa que o que acontece dentro da empresa causa impactos significativos na vida pessoal e vice-versa. Ou seja, quanto menos estressante e mais humanizado o clima organizacional, devido às estratégias de Employee Experience, menor o índice de turnover na empresa.

Como implementar uma estratégia de Employee Experience?

Agora que você já sabe o que é Employee Experience e qual a sua importância, mostraremos algumas boas práticas para implementar essa estratégia na empresa.

Conheça sua equipe

Para proporcionar um ambiente organizacional positivo e um experiências que atendam às expectativas dos colaboradores, é muito importante conhecer profundamente cada membro da equipe. Portanto, uma pesquisa de clima pode ser um ótimo ponto de partida para conhecer sua força de trabalho e desenvolver uma boa estratégia de Employee Experience.

Escute os colaboradores

A troca de feedbacks é indispensável para qualquer organização que pretenda estabelecer um ambiente de trabalho humanizado. Neste sentido, um processo de Employee Experience deve abranger ações para que os colaboradores sintam que podem se expressar e que são ouvidos por seus líderes.

Estabeleça canais de comunicação

A falta de canais de comunicação que permitam o contato entre os profissionais e a gestão pode ser um empecilho para que as duas dicas anteriores sejam colocadas em prática. Portanto, o uso de uma tecnologia que permita que os profissionais se comuniquem pode contornar esse problema.

Invista em treinamentos

Em um mercado de trabalho altamente disputado, como o atual, não são poucos os profissionais que prezam por empresas que invistam em suas habilidades e expertises. Uma boa maneira de fomentar o Employee Experience é oferecer treinamentos para melhorar as qualificações de sua equipe.

Tenha programas de incentivo

Programas de incentivo são ferramentas muito úteis para aumentar o índice de satisfação dos funcionários e motivá-los, além de melhorar o engajamento da equipe com os objetivos da empresa.

Como a tecnologia pode ser uma aliada no Employee Experience?

A tecnologia tem se mostrado como uma verdadeira aliada no combate à burocracia nos processos do RH, tornando esse departamento cada vez mais estratégico. Uma plataforma LXP que ajuda a empresa a criar uma experiência de aprendizado virtual que realmente funciona.

O Genie, a plataforma LXP da MicroPower, tem o diferencial de ser totalmente focado no ambiente digital, prezando por soluções práticas, intuitivas e personalizadas para o aprendizado corporativo. Ele é um verdadeiro aliado no Employee Experience, pois permite aos funcionários usufruírem de uma experiência de aprendizagem altamente refinada e no momento perfeito, conhecida como Just-in-Time.

Sem dúvida é uma ótima opção para melhorar a base de conhecimento no ambiente de trabalho e, ainda, implementar o conceito de Employee Experience nas políticas internas e cultura organizacional da empresa.

Como você pôde conferir, otimizar a experiência dos colaboradores é essencial para o engajamento e a motivação da equipe. Funcionários satisfeitos com a organização em que trabalham, tendem a ser mais produtivos. Portanto, o Employee Experience é uma excelente forma de trazer melhorias que sejam, de fato, impactantes no cotidiano organizacional.

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