banner-microlearning

Microlearning

A solução para o desenvolvimento de sua equipe

As gerações mudaram e a forma de se desenvolver e se capacitar também. Por isso, saiba por que o uso de Microlearning é essencial para sua força de trabalho.

Um dos maiores desafios dos profissionais de T&D é oferecer objetos educacionais que gerem engajamento e motivação nos colaboradores e, sobretudo, que possam ser assimilados de forma rápida.

Diante dessa necessidade, surgiu uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de aprendizagem corporativa e desenvolvimento de Pessoas: o Microlearning (ou microaprendizado).

O Microlearning é uma modalidade de educação a distância (EAD) focada em conteúdos de curta duração. Nessa estratégia, os cursos demandam menos tempo de aprendizado.

Os objetos educacionais baseados em Microlearning se encaixam como uma abordagem altamente eficaz para envolver os alunos de diferentes gerações e permite que as Organizações aprimorem o desempenho dos colaboradores.

A estratégia de aprendizado fornece uma abordagem de entrega de treinamento mais dinâmica. Os conteúdos (em diferentes formatos) podem ser inseridos e atualizados rapidamente.

Da perspectiva do aluno, eles podem consumir os conteúdos de aprendizado com base em suas preferências ou necessidades. Eles não estão mais vinculados a um caminho rígido de aprendizado, frequentemente associado ao ensino tradicional.

O Microlearning pode ser usado de maneira muito eficaz para atender a uma necessidade, ou seja, uma ação específica que leva a um ganho de habilidade específico ou à solução de um problema. Dessa forma, você verá um ganho de desempenho mais alto, com um investimento reduzido.

A abordagem de Microlearning também facilita a personalização do aprendizado, ou seja, é possível oferecer conteúdos altamente diferenciados, com base na preferência ou na proficiência do aluno.

Benefícios do Microlearning

O Microlearning pode ser uma maneira mais ágil, flexível, acessível e mais gerenciável de apoiar o desenvolvimento dos colaboradores. A metodologia trabalha com processos naturais de suporte ao desempenho, para manter a experiência envolvente e conveniente.
empresas

Para Empresas

Menos é mais: Conteúdo de qualidade e fragmentado é mais eficaz no processo de desenvolvimento.

Aprendizagem colaborativa: Excelente forma de engajar e envolver os colaboradores, para que compartilhem experiências de aprendizado.

Produção sob demanda: Por oferecer informações ágeis e em diferentes formatos, é possível criar conteúdos sempre que alguma necessidade for identificada. Desse modo, a empresa consegue resolver rapidamente seus problemas e os colaboradores ficam preparados para aplicar o que foi aprendido.

alunos

Para Alunos

Protagonista do aprendizado: O colaborador determina como, quando, onde e por quanto tempo quer aprender.

Suporte ao desempenho: O aluno tem acesso às informações necessárias para executar uma tarefa, seja qual for o dispositivo.

Retenção do conhecimento: Por meio da escolha correta de formatos e uma metodologia educacional adequada, é possível simplificar temas complexos para deixar o conteúdo mais “simples” para o colaborador, atraindo e facilitando o processo de aprendizagem.

Quando usar o Microlearning?

Programas de treinamento anuais e formais não são mais suficientes para acompanhar a demanda de aprendizado constante, por isso o Microlearning é uma forma eficaz de atualização, acompanhando a enorme mudança no perfil dos colaboradores nas Organizações. Desta forma, o Microlearning pode ser utilizado para aqueles colaboradores que têm menos tempo disponível, muitas entregas, compromissos, responsabilidades e precisam acompanhar as mudanças de acordo com as necessidades dos negócios.
quando-usar

Então, como o Microlearning pode auxiliar?

O Microlearning permite que os programas de desenvolvimento internos ofereçam respostas exatamente quando o aluno precisa por meio de diferentes formatos como:
gamificacao

Gamificação

Proporciona o uso de recursos de games para estimular o engajamento dos colaboradores de maneira divertida e descontraída.
quiz

Quiz

Permite testar os conhecimentos dos colaboradores na forma de um jogo de perguntas e respostas, afinal, testes criativos e até divertidos favorecem o aprendizado.
videos

Vídeos

Vídeos curtos, com estratégias personalizadas, oferecem um ambiente de aprendizagem imersivo e atendem à real necessidade de aprendizado e suporte à alta performance.

O Microlearning é uma estratégia muito importante para as Organizações, pois permite capacitar os colaboradores de forma rápida e eficiente, sem prejudicar o cotidiano. Dessa maneira, o engajamento e os resultados são maiores, trazendo grande crescimento para a Organização.

Entre em contato e agende uma apresentação!