Como atuar para garantir a integração de equipe?

Pessoas durante uma reunião

Falar em integração de equipe significa ter um time capaz de colaborar em função de seus objetivos. Nenhuma organização consegue sobreviver sem isso, já que a qualidade de suas entregas tende a sofrer como consequência.

No entanto, apesar de ser um problema simples de diagnosticar, solucioná-lo nem sempre é intuitivo. Isso faz com que a falta de integração de equipe possa se perpetuar e ficar cada vez mais distante de uma resolução.

É por isso que você precisa de um plano objetivo para colocar a integração de equipe como prioridade em sua empresa. Existem diversas ferramentas à sua disposição para viabilizar isso, bastando saber como usá-las e de quais maneiras mensurar seus resultados.

A seguir, entenda melhor por que é tão importante concentrar esforços na integração de equipe e como fazer isso de maneira objetiva. Continue a leitura para aprender mais!

Por que é importante ter integração de equipe na empresa?

Se os seus times não estão integrados, a sua empresa está deixando de aproveitar benefícios muito importantes para o desenvolvimento dela. Afinal, isso é algo que tem um impacto significativo na sua capacidade de entregar qualidade para os seus clientes.

Confira a seguir quais são os principais benefícios de focar na integração de equipe em sua empresa.

Aprimoramento da produtividade

A integração de equipe permite que os seus profissionais consigam chegar a soluções mais rapidamente. Afinal, sabem com quem falar, o que pedir e o que esperar de cada contato. O resultado direto disso é um aumento da produtividade que garante entregas mais rápidas sem entraves.

Diminuição do turnover

Focar as suas ações na integração de equipe também pode impedir que as pessoas queiram deixar a sua empresa. O turnover representa a perda de talentos e conhecimento, que é prejudicial para qualquer tipo de negócio. Integrar os seus times também possibilita que as pessoas tenham maior satisfação de trabalhar em sua empresa.

Maior qualidade em entregas

Se as suas equipes estão integradas, elas conseguem produzir melhor as suas entregas. Além de ser um resultado da alta de produtividade, é algo que possibilita alcançar padrões cada vez maiores de qualidade com o seu trabalho. Por fim, lembre-se de que esse é um impacto muito percebido pelos seus clientes.

Como aprimorar a integração de equipe?

Agora que já ficou nítida a importância de se dedicar à integração de equipe, resta entender como realizar ações efetivas voltadas a esse objetivo. Para isso, é necessário conhecer bem o perfil dos seus profissionais e levar em consideração as particularidades do seu segmento.

Tudo pronto para começar a planejar e executar as ações certas? Então, confira a seguir quais são os passos essenciais para melhorar a integração de equipe em sua empresa.

Realize treinamentos

Muito da integração de equipe pode vir da interação ocorrida em treinamentos. Esses eventos especiais não apenas têm o papel de renovar conhecimentos sobre temas relevantes, como também para reconectar os membros do seu time.

Para isso, é importante selecionar treinamentos que consigam unir diferentes setores e agreguem valor para o seu dia a dia. Vale a pena pesquisar por abordagens que coloquem seus profissionais em contato com tendências e metodologias até então desconhecidas.

Implemente uma cultura organizacional

Ter uma cultura organizacional fraca ou ausente é outro fator que prejudica a integração de equipe. Afinal, é a partir disso que as pessoas conseguem enxergar oportunidades para realizarem um trabalho realmente integrado com foco em seus objetivos.

Vale reforçar que uma cultura organizacional eficaz é algo que precisa ser bem comunicado a todos os setores. Se todo o time não estiver integrado, torna-se impossível aproveitar os benefícios disso.

Tenha valores bem-definidos

Quando foi a última vez que a sua empresa considerou seus valores? Esse é um atributo muito importante para o desenvolvimento de qualquer organização, além de ser essencial para a integração de equipe.

Isso significa considerar o que a sua empresa deseja ser e de quais formas pretende trabalhar em função de seus objetivos. Assim, todas as suas ações deverão ser condicionadas aos valores que foram definidos para a sua organização.

Ofereça feedbacks regularmente

Outro elemento essencial para a integração de equipe é oferecer feedbacks regularmente aos seus profissionais. Esse é um recurso necessário para realizar eventuais correções de rota e incentivar bons posicionamentos da parte de seus times.

A integração de equipe deve servir como um dos critérios para feedback em sua organização. Ou seja, estabeleça objetivos de forma aberta para os seus funcionários e, a partir deles, realize um monitoramento próximo com cada um deles.

Estimule o trabalho colaborativo

A colaboração é tudo para a integração de equipe. Sem esse elemento, as pessoas não encontram motivos efetivos para fazerem os seus processos interagirem de formas eficazes entre si. Então, isso precisa fazer parte da sua rotina.

Por mais que uma colaboração natural seja bem positiva, também vale a pena incentivar esse aspecto do trabalho em sua organização. Ou seja, delegue tarefas para duplas ou trios, facilite as trocas entre departamentos, entre outros.

Como a tecnologia pode ajudar na integração de equipe?

Quando falamos sobre integração de equipe, não podemos deixar de lado a importância que a tecnologia tem nesse contexto. Atualmente, é possível contar com ferramentas que facilitam a colaboração entre equipes e contribuem positivamente para os seus processos.

Um exemplo disso é o MicroPower Genie, uma plataforma que facilita imensamente no acesso a informações para a produtividade do seu time. Ou seja, é um recurso fundamental para colocar a integração de equipe como prioridade.

O Genie é uma Learning Experience Platform (LXP) que utiliza inteligência artificial e Machine Learning para priorizar o que aparece para os usuários, personalizando a experiência conforme a plataforma é utilizada.

Além disso, é possível monitorar o desempenho das equipes e atuar junto às principais necessidades delas. Assim, você poderá detectar problemas que necessitem de solução e sempre garantir a melhor abordagem para cada entrega.

A integração de equipe precisa ser uma prioridade na sua empresa. Lembre-se de que há cada vez mais concorrência em todos os segmentos, além de consumidores mais exigentes. Ter profissionais que trabalham bem uns com os outros são capazes de gerar entregas de alto nível, um benefício que é sentido diretamente pelos seus clientes.

Quer saber mais sobre o MicroPower Genie? Então, basta acessar o site e entrar em contato conosco para conversar com um de nossos representantes.

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp