Saiba como melhorar a base de conhecimento no ambiente corporativo

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Quando surge uma empresa, nasce junto uma forma única de trazer algo para o mundo. Sejam produtos ou serviços, é comum que os colaboradores ajudem a imprimir a personalidade do negócio, agregando atalhos e, até mesmo, segredos para que tudo seja executado da melhor forma possível. A base de conhecimento entra nessa dinâmica, permitindo a acessibilidade de tais informações para todo o time.

Para ter um funcionamento da base de conhecimento adequado, é fundamental contar com estratégias e ferramentas que ajudam a organizar e compartilhar tais informações. Neste artigo, mostraremos como é possível criar essa excelente ajuda para a aprendizagem corporativa ao mesmo tempo em que você engaja e motiva seus funcionários.

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Direcione sua base de conhecimento para a resolução de problemas

O primeiro ponto que deve ser pensado é o objetivo da base de conhecimento. Com a internet, percebemos que tão fácil quanto encontrar informações sobre tudo é se perder em uma imensidão de referências que nem sempre são confiáveis. Portanto, para fazer uma gestão inteligentes desses dados, um ponto fundamental é criar uma política para alimentá-lo: a pergunta a respeito do que aquele conteúdo resolve.

É preciso ter cuidado para não criar restrições que inibem a participação. Pelo contrário, um dos objetivos deve ser conseguir o engajamento dos colaboradores. Então, estimule-os a compartilhar soluções para problemas recorrentes, mas tente implementar junto uma mentalidade de que o espaço é para isto: falar de assuntos ligados à empresa. Nesse sentido, o microlearning pode ser a ferramenta ideal, trazendo o ambiente adequado para tal formato de interação.

Permita que os colaboradores compartilhem dicas relevantes

Imagine que uma pessoa do atendimento descobriu como reduzir o tempo por contato pela metade apenas setorizando as principais questões abordadas na maioria das ligações que ele recebe. Isso realmente representa um ganho interessante para o ambiente corporativo, mas pode ser ainda mais bem explorado se os outros colaboradores também puderem aplicar essa dica.

Crie um espaço para que seus empregados possam contar para os demais as estratégias e tecnologias que estão otimizando a gestão de desempenho deles. Uma plataforma de e-learning pode oferecer espaço para a troca de informação de maneira categorizada e com a possibilidade de monitorar e controlar o acesso ao conteúdo.

Deixe o treinamento para novos funcionários mais eficiente

Um treinamento EADtende a otimizar o investimento e retorno para a capacitação de novos funcionários. Entretanto, nem sempre ele traz alguns traços importantes para que a pessoa entenda o que ela realmente deve fazer. Em outras palavras: às vezes, esse tipo de exercício é bastante prático, porém técnico, deixando de lado pontos fundamentais sobre a cultura da empresa.

Você pode agregar à base de conhecimento uma sessão na qual os funcionários possam compartilhar informações ligadas ao trabalho, mas não necessariamente relacionadas aos processos em si. Podem ser fatos ligados ao estacionamento da empresa, lanche e happy hour ou sobre como eles veem a gestão de problemas e o que ajudou perante uma situação complexa. Isso dá dicas sobre como tudo pode funcionar.

Crie um ambiente corporativo favorável para o surgimento de insights

Os processos de treinamento contínuos, como é o que tende a acontecer nas plataformas de microlearning, podem ser enriquecidos com questões reais. Apresente para a sua equipe situações-problema que já aconteceram no ambiente corporativo — não precisa de as pessoas saberem que é sobre algo que ocorreu de verdade — e estimule cada um a propor uma resposta para a questão.

Com isso, você inspira a autonomia e a criatividade dos funcionários para enfrentarem questões similares, além de criar um banco de sugestões bem elaboradas para que cada um da empresa aprenda a lidar em momentos de crise.

Use a base de conhecimento como fonte para materiais exclusivos

O mais habitual é que as empresas desenvolvam produtos e serviços similares a outros oferecidos no mercado. Entretanto, é preciso encontrar formas de destacar a marca, agregando valor e tornando-a exclusiva! Um dos principais caminhos para conseguir isso é com a implementação de uma estratégia educacional que alinhe a atuação dos colaboradores.

Com o microlearning, por exemplo, é possível enriquecer a base de conhecimento com materiais produzidos pela própria empresa e os mais diversos formatos como vídeos, áudios, pdf’s e imagens com esquemas para transformar o processo de aprendizagem em um momento mais dinâmico, rápido e com alto potencial de absorção do conteúdo apresentado.

Fortaleça a autonomia dos funcionários e a cultura organizacional

O conteúdo deve estar à disposição do colaborador. Para fortalecer a base de conhecimento da empresa, é preciso implementar processos que ajudam o desempenho do time. Em uma plataforma de microlearning, o funcionário:

  • recebe as informações adequadas para ter autonomia e segurança nas tomadas de decisão;
  • sente-se pertencente à empresa, percebendo os valores e direcionamentos da empresa;
  •  troca informações relevantes com outros colegas de trabalho, ampliando sua base de conhecimento.

Otimize a transmissão de conhecimento com uma base estruturada

Organização é outro ponto fundamental para que sua base seja eficiente e auxilie os funcionários da empresa. Com a transformação digital, o ideal é que a informação migre para ambientes virtuais. Assim, você consegue replicar e acessar os dados necessários sem a necessidade de uma estrutura física para isso.

Em plataformas de microlearning que usam tecnologias como a inteligência artificial, é possível ter os conteúdos organizados em categorias, além de um sistema de busca que permite encontrar informações específicas de forma rápida e eficiente.

Tenha um atendimento de excelência com uma ótima base de conhecimento

A equipe de atendimento faz uma ponte entre a empresa e o cliente. Quando esse time tem o preparo adequado e as informações certas para levar ao público, a satisfação do cliente aumenta e a credibilidade da marca se consolida. Para isso, uma integração com o histórico de interações do consumidor e um documento que reúna dúvidas frequentes pode ser o modelo mais adequado.

Como você deve ter percebido, para melhorar a base de conhecimento no ambiente corporativo é importante trabalhar dois pontos distintos: por um lado, os meios usados para permitir a organização e acessibilidade às informações, como uma plataforma de microlearning; por outro, as estratégias que motivam, estimulam e engajam os funcionários a contribuir e participar ativamente.

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