Qualificações e atividades profissionais: o que fazer para melhorá-las?

Mulher olhando a tela de um computador

O trabalho com qualificações e atividades profissionais pode ser rapidamente identificado como vantajoso para os colaboradores, mas é também uma estratégia fundamental para as empresas. Além de conseguir um time qualificado e atualizado, cuidar da gestão do conhecimento é um dos pontos que gera engajamento e motivação dos funcionários.

Neste artigo, mostraremos como é possível usar uma plataforma de microlearning para aplicar os melhores processos de treinamento e capacitação, garantindo um excelente desempenho da sua equipe. Veja como é possível planejar e executar a gestão de aprendizado de maneira simples, rápida, intuitiva e, ainda, com a possibilidade de monitorar as performances individual e coletiva. Boa leitura!

Padronize informações relevantes usando a plataforma certa

Um ponto fundamental que às vezes as pessoas ignoram quando o assunto é uma capacitação ou treinamento está relacionado ao banco de dados. Muitos conteúdos podem ser importantes para que o colaborador consiga acompanhar de maneira eficiente todos os processos envolvidos em determinada jornada de aprendizagem e uma curadoria adequada do conhecimento ajuda bastante.

Por um lado, o funcionário consegue acessar o material que precisa, sem a necessidade de fazer pesquisas externas ou sair da plataforma; por outro, o gestor consegue montar uma boa base que servirá como fonte de conhecimento para outros colaboradores. A vantagem de plataformas de microlearning como o Genie é que você consegue armazenar materiais em diversos formatos como:

  • vídeos;
  • PDFs;
  • imagens;
  • quizzes e outros exercícios.

Compartilhe dúvidas sobre qualificações e atividades profissionais

Imagine que um colaborador está no meio de sua atividade e surge uma dúvida referente à tarefa executada. Uma forma tradicional de contornar essa situação é a busca por soluções com um colega ou mesmo com o superior. Entretanto, nem sempre é possível fazer este contato instantaneamente, criando um GAP no processo produtivo.

As plataformas de microlearning como estratégia educacional permitem que o conhecimento seja compartilhado em cápsulas, permitindo treinamentos rápidos e com resultados excelentes. Outro ponto fundamental são as ferramentas de pesquisa, que com o suporte de tecnologias como a inteligência artificial, permitem uma pesquisa rápida, ajudando no processo de qualificações e atividades profissionais.

Ofereça conteúdos relevantes no momento mais adequado

O processo para a capacitação de equipes multigeracionais tem sido uma realidade cada vez mais impactante para gestores e profissionais de RH. O cenário é bastante curioso, pois enquanto pessoas mais maduras tendem a preferir encontros presenciais e a interação entre pessoas para ter uma vivência de capacitação, as gerações mais jovens como os millennials e os nativos digitais vão buscar treinamentos curtos e de preferência online.

Assim, para ter sucesso nas qualificações e atividades profissionais dentro do ambiente corporativo é muito importante pensar nas soluções que trabalhem para garantir um excelente desempenho de toda a equipe. Plataformas de microlearning podem gerenciar jornadas híbridas, que combinam capacitações online e físicas, permitindo o acompanhamento da gestão de desempenho.

Aumente o engajamento e a motivação dos seus colaboradores

Estratégias como a gamificação estão entre as principais para atrair e ajudar os colaboradores a realizarem determinadas tarefas. Com a possibilidade de promover circuitos híbridos que podem contar com as mais variadas atividades, o microlearning consegue qualificar ao mesmo tempo em que mantém o engajamento da equipe. É possível usar diversos recursos de jogos mesclando com elementos de um treinamento como:

  • oferecer um sistema de pontuação e premiação;
  • estimular o desenvolvimento de ações dos funcionários. Por exemplo: criar uma solução para um problema ou fazer um vídeo para explicar melhor o que entendeu e subir o resultado na plataforma;
  • inserir toda a campanha em um contexto de espaço-tempo limitado.

Retenha o conhecimento de forma estruturada

A elaboração de novos materiais é muito importante para oferecer um sistema de qualificação e atividades profissionais relevante para a empresa. Entretanto, o aproveitamento de tudo o que já foi feito também é muito importante. Uma ferramenta de microlearning que conte com inteligência artificial e machine learning (o aprendizado constante das máquinas) pode ser a solução para esse tipo de situação.

Afinal, além de contribuir para uma organização de forma estruturada do conteúdo, a própria plataforma criará uma lógica diferente de exibição para cada usuário. Assim, cada pessoa terá uma experiência diferente e otimizada.

Conte com indicadores específicos

O processo de capacitações e treinamentos corporativos conta com um elemento muito importante: o monitoramento do desempenho de cada pessoa. Uma cultura orientada a dados no RH contribui para que este acompanhamento individual e também de setores aconteça de forma eficiente. O gestor consegue ter uma visão completa do processo que cada um está passando, trabalhando com as melhores soluções.

Além disso, é possível acompanhar algum indicador específico, permitindo que sejam implementadas modificações ou, por exemplo, determinado valor da cultura organizacional seja reforçado.

Aproveite relatórios abrangentes

Uma plataforma de microlearning de qualidade oferecerá relatórios e dashboards completos, permitindo uma visão rápida e abrangente de todo o processo de aprendizado. Além disso, a ferramenta também possibilita o cruzamento de dados, usando a inteligência para obter indicadores-chave relevantes para cada situação.

Ganhe agilidade reconhecendo o que é essencial

Contribuir para o melhor desempenho das atividades profissionais de toda uma equipe pode ser um processo bastante demorado. A liderança precisa acompanhar dados dinâmicos, que se alteram conforme cada um se desenvolve. Então, uma das questões mais importantes neste processo é conseguir ter agilidade para descobrir qual o cenário e qual estratégia implementar.

Em soluções como o Genie, profissionais de RH e gestores conseguem oferecer uma boa solução educacional para seus colaboradores, com excelente experiências para os mais variados públicos. Além disso, a ferramenta oferece o suporte adequado, permitindo um processo de melhoria contínua na área de qualificações profissionais da empresa.

Como você deve ter percebido, uma plataforma de microlearning pode ser uma excelente possibilidade para otimizar os processos para qualificações e atividades profissionais, permitindo melhores resultados. O objetivo desse tipo de ferramenta é permitir que tanto ações online quanto atividades presenciais possam ser inseridas em uma mesma trilha, permitindo a melhor experiência para os mais variados perfis de colaboradores.

Se você gostou deste artigo e percebeu como ele é relevante, então compartilhe este post nas suas redes sociais e veja como é possível criar estruturas de qualificações mais leves e eficientes no universo corporativo!

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Mulher durante o atendimento

Quais os desafios do call center em home office?

Para que o atendimento ao cliente ocorra sem problemas nesse modelo de trabalho, é preciso contar com boas soluções para a infraestrutura do call center, fluxos de trabalho bem-definidos e colaboradores preparados.