Como a gamificação aumenta o engajamento no GENIE?

Recentemente, a gamificação tem sido aplicada como estratégia de engajamento da equipe por um grande número de corporações, gerando diversos resultados positivos. Afinal, tanto colaboradores quanto empresas ganham com isso.

Por se tratar de uma opção dinâmica para a realização de atividades, ela é capaz de mudar a forma como as capacitações empresariais são percebidas, permitindo uma abordagem mais proveitosa. Assim, a grande questão é: como isso acontece? 

Para você entender de uma vez por todas os motivos do sucesso desse tipo de estratégia, confira as informações deste conteúdo!

O que é gamificação?

Trata-se da aplicação de estratégias ou elementos utilizados em jogos — progressão, recompensas, desafios, interações — em atividades do dia a dia, com a finalidade de envolver os participantes e aumentar seu esforço rumo aos objetivos definidos.

Baseia-se em conceitos da psicologia que estabelecem que a conquista e a superação são fatores que provocam as pessoas a investirem mais energia para se movimentar, progredindo em direção a metas desafiadoras, mesmo que difíceis.

Entretanto, é preciso lembrar que, para que a gamificação atinja o seu máximo potencial, os envolvidos precisam estar cientes das regras, além de sua participação não poder ser obrigatória. Caso contrário, as vantagens de utilizar essa metodologia se perdem.

Qual a sua finalidade no ambiente corporativo?

O foco da gamificação no ambiente corporativo é a jornada do colaborador, já que ela oferece benefícios em várias etapas desse processo — seleção, onboarding, treinamentos, comunicação, produtividade —, ajudando o RH e os gestores no atingimento de objetivos.

Destaca-se, especialmente, ao deixar a gestão do conhecimento, as capacitações e outras estratégias de desenvolvimento profissional mais atrativas para os funcionários. Nesse sentido, as ações exigidas para a participação em cursos, fóruns e outros deixam de ser uma obrigação para se tornar atividades interessantes.

Isso ocorre graças ao seu dinamismo, incentivo à competitividade e práticas recompensadoras que motivam a equipe a se envolver, tanto estimulando o aprendizado quanto deixando essas tarefas menos desgastantes.

Como a gamificação ajuda no engajamento dos colaboradores?

O grande diferencial da gamificação é sua capacidade de engajar os colaboradores com os objetivos de projetos, processos ou atividades empresariais em que essa estratégia é aplicada. 

Por se tratarem de ações que estão direta ou indiretamente ligadas à otimização do andamento da empresa, essa metodologia se torna, em última instância, um elemento que contribui para o comprometimento dos funcionários com os resultados do negócio. Faz isso ao:

  • incentivar a competição entre os profissionais ligados às tarefas nas quais é utilizada;
  • aumentar a motivação dos participantes, desafiando-os e recompensando-os;
  • reconhecer publicamente boas performances, valorizando condutas adequadas e retornos positivos;
  • gerar percepções menos negativas sobre o aprendizado corporativo, reduzindo a resistência e a baixa aderência às propostas nesse sentido;
  • promover sentimentos de confiança e superação, auxiliando no desenvolvimento da autoestima;
  • possibilitar a mensuração e o acompanhamento do desempenho, facilitando o entendimento do que precisa ser trabalhado para melhorá-lo;
  • oferecer feedbacks visando estimular a busca por novos conhecimentos e outras melhorias de forma constante pela equipe.

Como funciona o uso da gamificação no Genie?

O Genie é uma plataforma LXP que permite publicar e encontrar informações, retendo o conhecimento da organização e ajudando os colaboradores a resolver problemas ou adquirir habilidades. Nela, a gamificação tem um papel central para o sucesso. Descubra como isso acontece a seguir! 

Designação de pontos para usuários que realizam ações

As recompensas são um dos pilares da gamificação, principalmente por se tratar de uma maneira bastante eficiente de motivar as pessoas a agirem. No Genie, ações como publicar informações, responder perguntas, completar cursos ou testes são bonificadas com pontos. 

Assim, ao aumentar a base de conhecimento da organização, auxiliar colegas com suas dúvidas, melhorar as próprias habilidades ou possibilitar a análise delas, os colaboradores recebem um retorno que tanto reconhece quanto valoriza seu comprometimento.

Possibilita a criação de desafios aos usuários

Se a superação é um elemento psicológico que move as pessoas, disponibilizar desafios é o que provoca e proporciona que isso aconteça. No Genie são aplicados jogos de perguntas e respostas, em formato de microavaliações.

Com rapidez e agilidade, elas possibilitam a checagem dos conhecimentos dos colaboradores. Ainda por meio dessa informação é viável direcionar a atenção do funcionário para o que ele precisa melhorar.

Confere prêmios adicionais por metas cumpridas

A conquista, sentimento associado a objetivos e competições, também está presente no Genie. Reforçando a estratégia de gamificação utilizada pela plataforma, são conferidos medalhas e pontuações adicionais para quem cumpre metas como:

  • responder a uma quantidade de perguntas em um período;
  • terminar um curso dentro de um prazo determinado;
  • participar de ações um certo número de vezes na semana ou mês. 

Tornar público os resultados

Outro meio de recompensar ações adequadas e positivas dos colaboradores, que muitas vezes não é utilizado pelas empresas, é a publicação dos seus resultados. Afinal, tornar de conhecimento de todos na organização as suas realizações gera um sentimento de valorização no funcionário. O Painel de Premiações no Genie conta com um ranking mensal de medalhas e pontos que também servem para isso.

Quais são as vantagens de contar com o Genie? 

No Genie a gamificação se torna uma vantagem para o negócio. Afinal, a partir da aplicação dessa metodologia viabilizada com qualidade pela plataforma, a empresa se torna capaz de:

  • otimizar as estratégias de treinamento e desenvolvimento;
  • melhorar o engajamento da equipe com as atividades propostas;
  • dar autonomia de acesso para os colaboradores não comprometerem sua rotina e ainda progredirem;
  • acelerar a aprendizagem tanto de habilidades técnicas como de soft skills por meio do microlearning;
  • facilitar a absorção de conteúdos, aumentando a produtividade e o desempenho do time em decorrência disso;
  • promover a retenção e gestão do conhecimento organizacional;
  • permitir o acompanhamento do desempenho e a descoberta de talentos que se destacam.
  • apoiar o onboarding de novos profissionais e sua assimilação da cultura empresarial.

A gamificação é uma estratégia bastante eficaz para aumentar o engajamento dos colaboradores com processos organizacionais, principalmente os de treinamento e desenvolvimento corporativo. Seu sucesso se deve ao impacto de desafios e recompensas na motivação das pessoas.

Com o Genie, essa abordagem é aplicada de diferentes maneiras, gerando várias vantagens. Quer descobrir mais sobre essa plataforma? Então, entre em contato com a MicroPower para que possamos mostrar tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!

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