3 ações para aumentar o engajamento da equipe na empresa

3 ações para aumentar o engajamento da equipe na empresa

O engajamento da equipe é um conceito amplo que abrange a interação, as relações e o envolvimento dos profissionais com as demandas, necessidades e cultura organizacional de uma empresa. Logo, é o nível de comprometimento do time com as causas da companhia. Quando engajados, os membros da equipe são mais criativos, dinâmicos e dotados com uma visão sistêmica sobre o cotidiano da empresa.

Em um mercado altamente competitivo, impulsionado pela transformação digital, não há margem para manter processos engessados, rotinas repetitivas e imutáveis. É preciso acompanhar a evolução do comportamento de consumo e da sociedade em geral.

Por isso, é muito importante investir em ações para aumentar o engajamento da equipe em todos os setores. Veja a seguir 3 excelentes estratégias sobre como estimular os funcionários a se engajarem com a empresa!

1. Crie planos de crescimento profissional

Se existe um fator capaz de incentivar as pessoas a se envolverem em uma determinada causa é a definição de objetivos claros, isso é, saber onde se está e onde é possível chegar. No contexto empresarial, essa proposição ocorre quando a empresa cria planos de crescimento profissional.

Por isso, para aumentar o engajamento da equipe considere definir um plano de carreira sólido e atrativo. A possibilidade de ascender a níveis hierárquicos mais vantajosos dentro da organização, motivará os profissionais a se engajarem e darem o melhor de seu desempenho.

2. Ouça o que os colaboradores têm a dizer

A cultura da troca de feedbacks é indispensável para qualquer empresa que deseje ter uma equipe engajada. A prática desse conceito deve ser democrática e abrangente, logo, não deve partir somente dos líderes, mas sim abrir espaço para que todos os envolvidos no cotidiano organizacional sintam que têm voz.

É preciso ter liberdade e transparência. Os profissionais só serão sinceros e se abrirão se sentirem que não há a possibilidade de sofrerem represálias por expressarem suas opiniões, compartilharem ideias e sugestões de melhorias.

Uma ideia interessante para colocar a cultura do feedback em prática é realizar pesquisas de satisfação periodicamente.

3. Conte com soluções tecnológicas nos treinamentos

Os treinamentos corporativos são excelentes ferramentas de engajamento da equipe, pois, devido ao fato de abrirem oportunidades construtivas tanto para os profissionais quanto para a empresa, fomentam o espírito colaborativo na cultura organizacional.

Capacitar os ativos humanos é uma forma de investir no futuro, já que, ao perceber que seu potencial está sendo valorizado, a tendência é que os colaboradores anseiem por construir uma carreira dentro da organização.

Dado o contexto, uma das grandes vantagens que as empresas que atuam na era da transformação digital têm ao seu favor é a possibilidade de contar com a tecnologia para oferecer treinamentos eficientes e que tornam o processo de aprendizagem muito mais produtivo e enriquecedor.

O Genie é uma plataforma LXP capaz de transformar a experiência de aprendizagem da empresa e engajar os membros da equipe nos treinamentos corporativos. Seus recursos inovadores proporcionam um ambiente de troca de conhecimentos, no qual os profissionais podem:

  • encontrar facilmente as informações que procuram;
  • substituir os grupos informais de troca de mensagens;
  • tirar dúvidas e solucionar problemas de trabalho quando eles surgirem;
  • estudar e aprender sobre assuntos relativos às necessidades da empresa de maneira remota.

E ainda apresenta muito mais ferramentas indispensáveis para atender às demandas de treinamentos corporativos cada vez mais urgentes.

Como você pôde ver, o engajamento da equipe é fundamental para o desenvolvimento do senso de pertencimento e ao espírito de coletividade que impulsiona os funcionários a darem o melhor de si pela empresa. Nessa relação, tanto a companhia quanto os colaboradores saem ganhando.

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