Quais os desafios do call center em home office?

Mulher durante o atendimento
Com a pandemia de Covid-19, o trabalho remoto começou a fazer parte da rotina de muitos profissionais. Mesmo com a flexibilização das medidas de distanciamento social, essa é uma tendência que veio para ficar em muitas empresas. Porém, existem desafios que precisam ser atacados para que o call center em home office tenha uma boa produtividade. Afinal, para que o atendimento ao cliente ocorra sem problemas nesse modelo de trabalho, é preciso contar com boas soluções para a infraestrutura do call center, fluxos de trabalho bem-definidos e colaboradores preparados. Quer entender melhor? Então, continue a leitura!

O maiores desafios do call center em home office

Entre as maiores vantagens do home office estão o aumento da motivação dos colaboradores: sem perder tempo no trânsito, com a rotina otimizada e mais tempo para o lazer, as equipes trabalham mais e melhor. Porém, para isso, o modelo de trabalho remoto precisa de planejamento e investimento. Afinal, existem desafios a serem superados, especialmente na fase de migração do modelo presencial para o home office. Entre os principais, estão:
  • infraestrutura — as questões técnicas impactam diretamente a qualidade do atendimento, incluindo desde os equipamentos e softwares utilizados até o acesso à internet, por exemplo;
  • manutenção do foco — a mudança para o home office também exige a educação e a adaptação dos colaboradores para essa modalidade de trabalho, já que o ambiente diferente pode afetar a concentração nas tarefas;
  • padronização de ações — sem a presença de colegas e supervisores ao lado, o colaborador pode não ter a quem recorrer caso tenha dúvidas sobre procedimentos, o que leva à despadronização de ações;
  • comunicação — esse desafio se relaciona ao anterior. Com o call center em home office, as empresas precisam ter canais de comunicação para a troca de informações ágil, de forma a não comprometer a integração da equipe e o próprio atendimento ao cliente.

Como melhorar a produtividade do call center?

Abaixo, veja algumas dicas para melhorar a produtividade do call center em home office! Planeje e acompanhe as tarefas Ter a equipe em home office flexibiliza a supervisão, mas ela é necessária. Por isso, é importante ter uma boa gestão do fluxo de tarefas e manter uma rotina de reuniões e encontros virtuais para o alinhamento de informações.

Proporcione a infraestrutura necessária

Para as empresas que querem aproveitar as vantagens de ter colaboradores em home office, é fundamental investir na infraestrutura adequada, incluindo equipamentos e softwares de excelente qualidade e bons serviços de acesso à internet.

Invista em educação corporativa

Preparar os colaboradores é mais importante do que nunca no call center remoto, já que eles precisa de habilidades bem-desenvolvidas e uma excelente base de conhecimento sobre as soluções do atendimento. Assim, é importante investir bastante em programas de treinamento e desenvolvimento de talentos.

Conte com a tecnologia

São muito bem-vindas soluções para o início do fluxo de atendimento (como chatbots), integração de canais para uma experiência omnichannel, além de ferramentas para o acompanhamento de desempenho dos colaboradores. Além disso, uma plataforma LXP é excelente para melhorar a comunicação e a capacitação das equipes. Diante dessa leitura, você viu que migrar de vez o seu call center em home office pode apresentar desafios relacionados à infraestrutura e ao treinamento dos colaboradores. Porém, com as soluções adequadas para aumentar a produtividade nesse modelo de trabalho, essa tendência tem tudo para dar certo. Gostou do post? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos úteis para a sua organização!
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