Saiba quais são as principais tendências em educação corporativa

Saiba quais são as principais tendências em educação corporativa

É importante que as empresas entendam que os esforços empregados pelos integrantes de suas equipes são essenciais para o crescimento e sucesso do negócio. Por esse motivo, é interessante aproveitar as ferramentas proporcionadas por meio do avanço da tecnologia, para implementar uma educação corporativa eficaz, com o intuito de apresentar novos conhecimentos aos colaboradores, que serão aplicados na execução das atividades realizadas.

Para que isso ocorra, é fundamental estar por dentro das tendências em educação corporativa, tendo em vista que essa estratégia gera resultados positivos tanto para a organização quanto para o seu time. Acompanhe a leitura do post e saiba mais!

O que é educação corporativa?

A educação corporativa se trata de um conjunto de medidas aplicadas pelas companhias com o objetivo de gerar aprendizados e desenvolver os funcionários. Sua atuação pode ocorrer nas funções diárias e nos treinamentos empresariais, bem como no estímulo às competências e habilidades pessoais.

Nos dias atuais, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Por esse motivo, separamos, a seguir, os principais formatos que podem ser aplicados na estratégia criada pela empresa.

Quais são as principais tendências em educação corporativa?

É importante entender quais são as principais tendências de educação corporativa e, dessa forma, identificar como elas podem garantir a melhora na performance dos profissionais da empresa.

Inteligência artificial

Esse já é um método considerado tendência no mercado, considerando a sua relevância quando o assunto é o oferecimento de treinamentos à equipe. Isso se deve ao fato de muitas organizações optarem por soluções eficazes, como os bots, com a finalidade de orientar os funcionários ao longo do processo de aprendizagem, tornando-o muito mais efetivo.

Entre as utilidades da inteligência artificial, podemos apontar a possibilidade de previsão dos padrões comportamentais do profissional, contribuindo para a personalização de conteúdos conforme o nível de facilidade ou dificuldade que apresentou em cada módulo.

Utilização de vídeos

As ferramentas audiovisuais estão ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo, devido à sua capacidade de simplificar a captação e concentração do empregado e a viabilização de maior objetividade e clareza no material repassado.

O objetivo é desenvolver vídeos menores, reduzindo o tempo de carregamento, além de gerar a otimização do tempo e melhorar o direcionamento do conteúdo. Assim, os usuários se sentirão mais engajados a reter os ensinamentos e aumentar os seus conhecimentos.

Gamificação

A gamificação é uma tendência que utiliza os jogos para treinar os funcionários. O conceito é que, por intermédio desse recurso, o profissional possa motivar-se mais, identificando soluções para resolver problemas e aprimorar o seu entendimento.

Nesse caso, o intuito dos jogos não é apenas proporcionar diversão à equipe, mas permitir que os usuários adquiram conhecimentos e desenvolvam suas habilidades essenciais para o dia a dia do local de trabalho. Entre as principais vantagens da gamificação, podemos apontar:

  • possibilita ao setor de RH mensurar o desempenho de cada colaborador com o intuito de aperfeiçoar os treinamentos e alcançar bons resultados;
  • gera uma sensação de confiança nos funcionários, refletindo diretamente na procura por um desempenho cada vez melhor;
  • cria maior flexibilidade e acessibilidade, já que o profissional pode contar com conteúdos personalizados.

e-learning

Trata-se de uma técnica que consiste em utilizar uma plataforma digital e online, com a finalidade de transmitir e distribuir o conteúdo a ser aplicado aos colaboradores. Nesse contexto, os membros da equipe de uma empresa têm acesso à plataforma específica, onde os cursos e treinamentos são inseridos. Entre os benefícios dessa abordagem na educação corporativa, estão:

  • viabilidade do profissional estabelecer seu ritmo de aprendizagem;
  • custos menores quando comparado com as metodologias tradicionais;
  • diversificação dos treinamentos e possibilidade de atualizá-los sempre que necessário;
  • acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores, gerando uma maior precisão e atenção das necessidades individuais.

Big Data

O Big Data está ligado ao grande volume de armazenamento e processamento de dados em alta velocidade com o fito de identificar os parâmetros de negócio e comportamento das pessoas.

No caso da educação corporativa, essa tecnologia pode gerar impactos nas plataformas de ferramentas colaborativas digitais de processamento de dados, além de encontrar novos conteúdos de aprendizagem na internet, conceder informações e gráficos dos resultados dos treinamentos aplicados e do comportamento dos usuários e prever demandas de cursos.

Realidade virtual aumentada

É um método usado com o intuito de gerar a aproximação entre o ensino e os usuários, fazendo com que a interatividade faça parte da rotina do colaborador que está em processo de treinamento. Isso ocorre devido às imagens com realidade tridimensional, para demonstrar desenhos ou gráficos para explicar certo tema, tornando a captação do conteúdo mais simples.

Microlearning

O microlearning se trata de uma metodologia cada vez mais escolhida em organizações que praticam a educação corporativa, considerando que é uma tendência representada pelo uso de conteúdos de curta duração, como podcasts, vídeos, animações, gamificação, imagens, entre outros.

Seu objetivo é que o funcionário da companhia tenha acesso ao material ensinado aos poucos, gerando mais tempo para assimilar os temas abordados e identificar como podem ser aplicados no dia a dia profissional.

Sendo assim, o que se espera é que as ações de educação corporativa requeiram menos esforços e tempo dos responsáveis para a sua elaboração, tendo em vista que os temas ensinados são bastante peculiares e ligados a um único ensinamento, sem perder sua complexidade e o foco no aprimoramento da equipe.

Como exemplo, podemos citar as empresas que precisam de uma qualificação efetiva dos seus funcionários em um tempo otimizado, com o intuito de suprir determinada necessidade com agilidade e assertividade.

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Aproveite a sua visita ao blog para ler Por que considerar o microlearning em sua estratégia educacional e, dessa forma, conhecer um pouco mais sobre o assunto!

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