O que é autoaprendizagem e qual sua importância? Entenda!

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O conceito de autoaprendizagem recebeu um grande destaque na área da educação, devido aos seus benefícios de incentivar a autonomia dos alunos nos estudos. No entanto, essa não é a única aplicação útil dessa metodologia.

Na verdade, as empresas também têm muito a ganhar ao estimular o ato de aprender por conta própria no ambiente corporativo. Com isso, os profissionais podem investir no próprio desenvolvimento de carreira e ter uma motivação extra para alcançar os objetivos organizacionais.

Neste artigo, explicaremos com mais detalhes o conceito de autoaprendizagem e mostraremos como funciona na gestão de pessoas de uma empresa. Acompanhe e saiba mais!

O que é autoaprendizagem?

Como o próprio nome já sugere, autoaprendizagem é a ação de ir em busca do seu aprendizado. Diz respeito a um processo de aprender por conta própria, tomando a iniciativa pelos seus estudos.

Por meio dessa técnica, é possível desenvolver novas habilidades, estabelecer seus próprios valores, além de aprender conhecimentos técnicos e teóricos. A experiência de passar por todos esses processos sozinho pode ser mais enriquecedora e estimulante do que se imagina, principalmente ao receber incentivo e apoio externos.

Desde já, vale destacar que a habilidade autodidata não é um dom. Todas as pessoas podem desenvolvê-la, desde que conte com uma boa instrução e saibam que têm suporte para tirar dúvidas e melhorar a organização dos estudos, sempre que precisarem.

Para que serve?

Acima de tudo, a autoaprendizagem serve para colocar um indivíduo como o protagonista dos seus próprios estudos. Desse modo, estimula a deixar de lado a postura passiva durante o aprendizado e investir nas próprias estratégias para a aquisição de novos conhecimentos.

Consequentemente, a dedicação e a atenção aumentam na hora de se tornar um autodidata. Afinal, é preciso se empenhar um pouco mais para investigar e se desenvolver em torno de um tema por conta própria.

É interessante ressaltar também que a autoaprendizagem serve para desenvolver diversas outras habilidades e competências relevantes, principalmente no ambiente profissional, como:

  • disciplina;
  • organização;
  • resolução de problemas;
  • curiosidade;
  • criatividade;
  • autoestima intelectual.

Como funciona nas empresas?

Antes de entender como é a aplicação do conceito de autoaprendizagem nas empresas, vale a pena compreender como essa ideia é colocada em prática no geral, dentro ou fora do ambiente corporativo. Inclusive, com isso, é possível perceber como essa metodologia já está presente no dia a dia de praticamente todas as pessoas, ainda que não percebam.

Tente se lembrar de um assunto que você teve curiosidade e fez uma pesquisa em um site de busca. Ao tomar essa iniciativa, foi possível ter contato com um ou mais conteúdos que ajudaram a aprender sobre o tema. Dessa maneira, após a procura, você saiu com um pouco mais de conhecimento que tinha anteriormente.

Em um ato simples, foi possível colocar em prática a autoaprendizagem ao:

  • ter uma motivação — seja a curiosidade ou a possibilidade de recompensa no futuro, como um conhecimento extra;
  • tomar uma iniciativa — ir em busca de materiais que permitam suprir essa curiosidade;
  • adquirir um novo conhecimento sem a intervenção de outras pessoas;
  • desenvolver autonomia para aprender o que tiver interesse.

É basicamente assim que funciona a autoaprendizagem no dia a dia. Para aplicá-la com os colaboradores de uma empresa, a única mudança será na primeira etapa: a motivação. É nesse ponto que os líderes e gestores precisam trabalhar para incentivar os profissionais a irem em busca dos próprios aprendizados.

Qual a importância da autoaprendizagem?

Ainda não entendeu por que esse conceito poderia ser importante para uma empresa? Para ajudar a perceber a relação da autoaprendizagem com a produtividade e o desempenho corporativo, confira as principais vantagens de aplicá-la nas organizações!

Automação

Ao falar de automação, é comum pensar em máquinas ou em sistemas que atuam por conta própria. No entanto, também é possível visualizar práticas automatizadas em outros contextos.

A automação na educação, principalmente nesse caso, gira em torno de dar a autonomia para os alunos se desenvolverem da maneira que acham mais adequada. Dessa forma, a tarefa, como o treinamento e a capacitação dos colaboradores, será realizada sem a necessidade de intervenção direta, desde que a empresa ofereça os recursos necessários para toda a atividade.

Para os profissionais, a autoaprendizagem é importante porque ajuda a ter a liberdade para estudar com os próprios métodos. Dessa maneira, é possível eliminar a tensão e o nervosismo que aulas em grupo e dinâmicas clássicas podem causar na hora de adquirir um novo conhecimento.

Colaboração

Ao fazer com que o colaborador se torne o protagonista do próprio desenvolvimento, é possível despertar também o senso de participação no processo de aquisição de habilidades necessárias para a realização de uma tarefa. Consequentemente, a aprendizagem colaborativa e a cooperação interna também tendem a aumentar.

Afinal, o treinamento ou a capacitação deixam de ser uma obrigação e se tornam uma atividade mais prazerosa para os profissionais. Ou seja, com a autoaprendizagem é possível diminuir a pressão e tornar os estudos mais leves.

Motivação

Ter um estímulo positivo vindo da empresa ajuda na motivação dos profissionais a irem em busca do desenvolvimento de carreira por meio da educação. Com mais liberdade e autonomia para montar os próprios horários e estudar quando desejar, esse comportamento se reforça, de modo a aumentar o engajamento e a satisfação em aprender mais sobre um determinado conteúdo.

Como desenvolver a autoaprendizagem na empresa?

A aplicação da autoaprendizagem em uma empresa se relaciona com os pilares da educação corporativa:

  • aprender a conhecer — estimula o prazer em obter novos conhecimentos e a descobrir novas informações;
  • aprender a fazer — ajuda a ter mais satisfação na aplicação e na gestão dos conhecimentos teóricos;
  • aprender a conviver — permite lidar melhor com a aplicação do que foi aprendido, principalmente entre os colegas de trabalho;
  • aprender a ser — incentiva o desenvolvimento ativo, assumindo a responsabilidade de ser um bom profissional.

Em outras palavras, para desenvolver a autoaprendizagem na empresa, é importante incorporar a educação corporativa à cultura organizacional. Dessa maneira, essa metodologia refletirá alguns dos valores da companhia e ajudará na composição de um quadro de profissionais comprometido e engajado.

Para isso, é importante montar um planejamento estratégico e organizar as etapas da implementação da autoaprendizagem. Tenha em mente que é responsabilidade da empresa oferecer as ferramentas e os materiais necessários para dar início ao processo.

Para ajudar na motivação, é possível estabelecer metas flexíveis, a fim de guiar os profissionais nas atividades, sem interferir diretamente no planejamento pessoal de estudos. Além disso, oferecer exemplos e instruções para tornar o processo mais fluido faz toda a diferença.

Como visto, a autoaprendizagem é uma técnica que ajuda no protagonismo dos colaboradores em suas próprias carreiras. Por esse motivo, estimulá-la no ambiente corporativo é um ponto positivo para ter profissionais cada vez mais qualificados e engajados com os objetivos da empresa.

Quer saber como oferecer os recursos que os seus colaboradores precisam para se tornarem autodidatas? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

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