7 dicas para um treinamento de compliance efetivo na empresa

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Nos últimos anos, o mercado mergulhou na era ESG — uma agenda de conceitos, boas práticas e tendências ligadas à responsabilidade ambiental, social e corporativa. Agora, mais do que nunca, as gestões reconhecem a importância de investir na regularidade de suas operações. Por isso, elaboramos este post para falar sobre o treinamento de compliance

Da forma como percebemos, essa é a prática mais eficiente para introduzir a conformidade em uma gestão, pois garante a atualização e o aprendizado dos colaboradores de maneira rápida, intuitiva e eficiente. Por isso, reunimos aqui todas as curiosidades importantes sobre o tema, falando sobre compliance, treinamentos e resultados. Acompanhe!

O que é compliance e qual o seu papel dentro das empresas?

Em essência, a compliance é um conceito de conformidade. Inclusive, isso está estampado na própria origem da palavra, que é derivada da expressão “to comply”, que significa se conformar às regras e condições propostas. No ambiente empresarial, a conformidade é uma qualidade fundamental para a eficiência operacional das empresas. 

Como todos sabemos, toda empresa tem seus códigos de valores, condutas e regras. Em uma empresa em que a conformidade a essas normas e condições é ensinada, os colaboradores estão propensos a agirem em conformidade — ou seja, de acordo com as regras e expectativas da empresa. E o contrário também é verdadeiro. 

Afinal, não é razoável esperar a conformidade de colaboradores que sequer conhecem essas regras e condições. E nos dias atuais, a compliance vai muito além do código organizacional da empresa, pois também está diretamente ligado à conduta social das pessoas. Inclusive, é por isso que existem tantos treinamentos voltados às boas práticas de responsabilidade social.

Para ensinar, promover e incentivar conceitos como diversidade, inclusão, acessibilidade e equidade, é preciso investir ativamente em treinamentos sobre esses tópicos. Assim, não apenas a empresa qualifica suas equipes sobre esses temas, como também contribui para a formação de uma sociedade mais inclusiva, tolerante e educada. 

E aqui, vale notar como os investimentos em compliance estão intimamente ligados aos benefícios de uma gestão ESG. Além de desenvolver a responsabilidade social nos colaboradores, as empresas também podem investir em treinamentos relacionados à ética gerencial e operacional, e a boas práticas de sustentabilidade ambiental. 

E claro, os treinamentos de compliance também podem ter uma finalidade exclusiva de adaptação interna, reforçando o mindset da empresa sobre a conduta dos funcionários. Isso é especialmente importante quando a gestão moderniza a cultura organizacional da empresa, pois é necessário atualizar os colaboradores sobre esse novo conjunto de valores da empresa. 

Quais as 7 melhores dicas para um bom treinamento de compliance?

Agora que você sabe a importância da compliance para a sua empresa, é momento de conhecer as melhores dicas para implementar a conformidade na sua operação — dê uma olhada!

1. Elabore um plano de comunicação

Pessoas não são máquinas. Por isso, a experiência de aprendizado e adaptação deve passar por uma jornada de diálogo, exemplos e assimilação. É por essa razão que um dos aspectos mais importantes em um treinamento de compliance é justamente a comunicação com os colaboradores, que precisa ser assertiva e eficiente.

2. Conheça os colaboradores

O objetivo desses treinamentos é a internalização dos conhecimentos e a conformidade. Mas para isso, é importante abordar as pessoas com empatia, respeito e compreensão. Ao conhecer os colaboradores e suas equipes, a gestão já identifica os principais polos de resistência, dúvida, apoio e antagonismo, o que permite criar uma estratégia muito mais pontual e eficiente.

3. Escolha a metodologia

Por conta da popularização do trabalho remoto e híbrido, nem sempre é possível aplicar um treinamento presencial. Por isso, é preciso escolher um meio de capacitação que esteja disponível a todos, garantindo aderência ao aprendizado e adesão aos conceitos. Para isso, você pode contar com o e-learning, que é o formato perfeito para os treinamentos de compliance.

4. Defina os objetivos

Outro ponto fundamental é a definição de um objetivo claro. Compliance é algo sério, e a aplicação desses treinamentos deve contar com o total engajamento da gestão. Além disso, costuma alinhar o objetivo com o tema do treinamento, como a redução dos cenários de assédio moral, o aumento da produtividade, a desestimulação de fraudes e por aí adiante.

5. Adote uma linguagem adequada

Treinamentos de compliance são delicados em muitos aspectos, não apenas pelos temas que são abordados, mas pelo que é exigido dos colaboradores, que é a conformidade a esse conjunto de regras, condutas e condições. Por isso, é muito importante escolher o tom adequado para abordar esses assuntos, contando, sempre que possível, com ajuda especializada no tema.

6. Utilize as denúncias para a definição de temas

Para muitas gestões, o principal indicador de que uma empresa precisa de treinamentos de compliance são as denúncias. O canal de denúncias oferece um insight direto, anônimo e pontualmente honesto sobre a saúde operacional da empresa. A partir desses relatos, é possível identificar os temas mais sensíveis e que precisam ser tratados com urgência. 

7. Apresente cases de sucesso

Um dos melhores mecanismos de ensino é o uso de boas referências. Nos treinamentos de compliance, é preciso tocar nos pontos sensíveis, apresentar o potencial problemático, ensinar as soluções, e demonstrar o resultado após a implementação das melhorias. Assim, cria-se uma imagem mental com início, meio e fim — negligência, correção e responsabilidade. 

Por que é importante mensurar os resultados do treinamento?

Da mesma forma que é importante mensurar o ROI dos treinamentos, o mesmo vale para os resultados dos treinamentos de compliance. É claro, em um primeiro momento, o resultado dessas iniciativas pode parecer um pouco abstrato e difícil de quantificar. No entanto, o segredo para essa questão está sempre no objetivo que motivou o investimento. 

Geralmente, existem dois cenários que estimulam as empresas a investir em treinamentos de compliance, o cenário reativo e o cenário preventivo. No primeiro, a empresa investe na iniciativa em reação a um evento problemático e, por isso, reconhece a urgência da situação. Já no cenário preventivo, o investimento parte de uma decisão de aprimoramento de longo prazo. 

Seja como for, todo investimento em treinamento tem algum objetivo por trás. Uma das formas mais práticas de perceber a mudança é observando a redução do número de denúncias nos meses seguintes aos treinamentos. Já em treinamentos de compliance operacional, é possível avaliar o ganho em produtividade e eficiência após essa iniciativa. 

No fim das contas, o objetivo de mensurar os resultados é o mesmo de investir nesses treinamentos, que é garantir a conformidade a temas que são importantes para a empresa. E assim, consequentemente, é possível elevar a qualidade operacional, social e ética das equipes, com profissionais ainda mais eficientes, inclusivos e educados. 

Gostou deste post esclarecendo a importância do treinamento de compliance nas empresas? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então, não perca a oportunidade de resolver essa curiosidade, deixando o seu comentário abaixo!

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