7 ações de engajamento que funcionam para adotar na empresa

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Encontrar ações de engajamento que realmente funcionam está no radar da maioria dos gestores. Eles pretendem adotá-las em suas empresas com a finalidade de obterem vantagens competitivas e bons resultados.

Só que não basta ter algumas boas ideias sobre o assunto para ter sucesso nessas ações, também é preciso ser estratégico sua escolha, investir em um bom planejamento e colocá-las efetivamente em prática.

Neste post, listamos 7 ações que valem a pena e outras informações relevantes que você deve saber antes de agir. Confira!

O que são e para que servem as ações de engajamento em um negócio?

Trata-se de um conjunto de práticas e mecanismos estratégicos voltados a envolver os colaboradores de uma empresa com seus objetivos e valores. Dessa forma, é criada uma conexão capaz de impulsionar esforços em prol do empreendimento. Portanto, as ações de engajamento servem para promover a elevação do nível de motivação na execução do trabalho, que vai muito além do retorno financeiro obtido com ele.

Por que é importante adotá-las nas empresas?

Adotar ações de engajamento efetivas é uma necessidade no mercado atual, uma vez que elas elevam a capacidade da empresa de competir, ao gerarem vantagens e resultados, como:

  • desenvolvimento de lideranças mais assertivas e competentes, o que proporciona um clima organizacional positivo;
  • melhoria do employer branding com a equipe atuando no papel de embaixadores da marca, o que acarreta uma maior atração e retenção de talentos;
  • aumento do comprometimento, da produtividade, da qualidade das entregas, da eficiência e do desempenho dos funcionários;
  • maior potencial para encontrar soluções ou superar desafios, assim como para aproveitar oportunidades ou oferecer um bom atendimento, o que otimiza processos e amplia a satisfação do consumidor.

Quais são as melhores ações de engajamento para adotar nas empresas?

Se o objetivo é usufruir dessas vantagens e obter esses resultados tão positivos, a escolha de quais ações de engajamento adotar é fundamental. Veja, a seguir, as 7 melhores condutas para isso!

1. Ofereça oportunidades de crescimento

Um plano de carreira bem-estruturado serve de base para que os funcionários cresçam na empresa. Atrelado a isso, é preciso desenvolver uma política que possibilite essa evolução, dando chances reais de progresso para todos. Em consequência, os colaboradores se sentem valorizados e estimulados, empenhando os melhores esforços para o empreendimento.

2. Promova sentimentos de propósito e pertencimento

Gerar sentimentos de propósito e pertencimento na equipe está entre as ações de engajamento mais desafiadoras, mas também é uma das mais recompensadoras. Para isso, o colaborador precisa perceber que tem valor para a empresa. Na prática, cabe ao gestor demonstrar a importância de suas funções e tarefas para o todo.

3. Invista em pesquisas de satisfação

O clima organizacional e o comprometimento individual são 2 componentes do engajamento, conhecê-los um passo importante para melhorá-los. Nesse sentido, as pesquisas de satisfação são a ferramenta certa. Elas ainda proporcionam o entendimento de quais ações são ideais para a realidade do negócio.

4. Tenha um plano de comunicação interna

A comunicação é imprescindível para o bom andamento das atividades de um negócio. Orientações operacionais até mesmo problemas dependem dela para serem compreendidos, executados e resolvidos com sucesso.

Um plano voltado para isso inclui a definição de canais — plataformas de comunicação, redes sociais corporativas, bases de conhecimento etc. — para a difusão de conteúdos relevantes. Normas, manuais e cultura organizacional fornecem a troca de informações.

5. Capacite os colaboradores

Outra ação de engajamento muito apreciada pelos colaboradores e que rende bons resultados às empresas, indo até mesmo além desse objetivo, são as capacitações. Afinal, tanto a carreira dos profissionais quanto as atividades corporativas ganham com elas. Nesse contexto, plataformas com cursos EaD, vídeos para eliminar gaps de conhecimento e conteúdos, como artigos, estão em alta.

6. Construa cultura organizacional positiva

A cultura organizacional funciona como um guia para o comportamento padrão de gestores e colaboradores de uma empresa. Dessa maneira, ela impacta em elementos intangíveis da motivação. Construí-la é um processo coletivo, mas pode ser moldado a partir de incentivos a atitudes positivas.

7. Recompense esforços e resultados

Obter algum retorno quando se coloca muito esforço ou se apresenta bons resultados é parte da necessidade das pessoas por validação e aprovação. Diante disso, as recompensas, tanto monetárias quanto emocionais, têm o poder de estimular sentimentos de valorização e bem-estar nos profissionais.

Quais são os riscos de não colocar essas ações em prática?

Adotar ações de engajamento rendem vantagens e resultados que são verdadeiros diferenciais competitivos para as empresas. Por outro lado, não investir nelas ou não as colocar efetivamente em prática gera riscos que potencialmente trazem danos para qualquer negócio. Tais como:

  • desmotivação e desconexão da equipe com os propósitos do empreendimento;
  • perda de talentos e dificuldade de atrair novos;
  • queda da produtividade e da qualidade das operações, o que ocasiona insatisfação dos clientes;
  • redução das vendas e da lucratividade, o que acarreta prejuízos financeiros;
  • ambiente de trabalho e employee experience negativos;
  • falta de impulso em busca de resoluções, agilidade e inovação.

Como fazer o planejamento e a gestão das ações de engajamento?

Planejamento e gestão adequados são os alicerces para o sucesso das ações de engajamento em qualquer empreendimento. Antes de mais nada, é preciso entender a situação da empresa e de seus colaboradores, mapeando tanto desafios quanto demandas.

A partir disso, é viável definir os objetivos para a aplicação dessa estratégia, que vão servir de guia para decisões que envolvem o que, quando e como fazer, além de quais ferramentas ou tecnologias — sistemas, meios de comunicação, plataformas de treinamento e desenvolvimento, inteligência artificial etc —, serão necessárias.

Ao organizar todos esses elementos em um plano de ação cíclico, também deve-se incluir o monitoramento da execução e dos resultados obtidos, bem como um processo de melhoria baseado nessas avaliações.

Ações de engajamento formam um conjunto de vários mecanismos capazes de envolver os colaboradores com os propósitos da organização. Mais do que isso, suas vantagens e resultados são de suma importância para as empresas alcançarem diferenciais competitivos. Logo, os riscos de não as aplicar corretamente podem gerar danos. Entretanto, com planejamento e gestão, elas tendem a levar o negócio ao sucesso.

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