Lifelong Learning: a importância da plataforma LXP para gerar esse aprendizado

lifelonglearningaimportanciadaplataformalxpparageraresseaprendizado

Se os profissionais precisam buscar continuamente se manter em desenvolvimento, as empresas também devem investir no Lifelong Learning. Não só para contar com colaboradores melhor preparados a fim de aumentar sua competitividade, mas por serem um dos atores relevantes nesse contexto.

Afinal, mais do que estar em um processo educacional formal constante, esse modelo envolve contar com o aprendizado prático, que no âmbito do trabalho está diretamente relacionado à experiência funcional. Isso demonstra a importância de os negócios proporcionarem essas oportunidades para os membros de sua equipe.

Diante desse cenário, uma plataforma LXP pode ajudar. Descubra como e muito mais neste conteúdo!

O que é Lifelong Learning?

Lifelong Learning é uma expressão que significa aprendizagem ao longo da vida. Ou seja, se refere a um modelo de desenvolvimento em que a educação contínua passa a ser parte do cotidiano das pessoas de forma permanente, garantindo a atualização de seus conhecimentos e a aquisição de novas habilidades.

Investir nisso envolve o aprimoramento de interesses e competências em todos os aspectos da vida. Mas é especialmente importante para o progresso profissional, requerendo uma atitude proativa e motivada dos talentos. 

Por outro lado, as empresas também têm um papel nesse processo, já que essa abordagem não fica atrelada à escola formal tradicional, e sim é voltada para a prática. Assim, os negócios têm uma participação relevante ao preparar ou aperfeiçoar seus funcionários em relação à execução de suas funções.

Ainda, é fundamental entender que o funcionamento do Lifelong Learning depende que todos tenham uma mentalidade flexível em que estar sempre em evolução e aberto para novo são decisões diárias para o aproveitamento máximo dos horizontes de potencial de cada um.

Quais são os 4 pilares do Lifelong Learning?

Na prática, o funcionamento do Lifelong Learning se baseia em 4 pilares que definem a postura e os meios para se manter em desenvolvimento. Confira quais são eles a seguir! 

1. Aprender a conhecer

Aprender a conhecer é o primeiro passo para aproveitar as oportunidades de desenvolvimento que surgem. Mais que encontrar um meio de maximizar a capacidade de adquirir conhecimento ou habilidades, trata-se de uma postura que envolve tanto a curiosidade e abertura ao novo, quanto ter prazer no processo de aprimoramento.

Ou seja, é o método pelo qual se aprende sendo posto em análise. Assim, requer uma abordagem questionadora sobre a forma como ocorre para melhorá-lo. Em consequência, promove o senso crítico e a reflexão em relação aos temas propostos durante seu andamento.

2. Aprender a fazer

Como mencionado, o Lifelong Learning é um modelo educacional que se volta para a prática. Ou seja, exige a aplicação dos conhecimentos e habilidades desenvolvidos para que realmente sejam fixados.

Isso se baseia na percepção de que somente a situação real apresenta adversidades e desafios que conseguem ativar a capacidade de se adaptar, de responder com criatividade ou de descobrir novos caminhos. Ainda mais porque é nesse contexto em que a equipe efetivamente coopera.

3. Aprender a conviver

Já que colaborar também desempenha uma função no Lifelong Learning, aprender a conviver é seu pilar voltado a aproveitar as interações como fontes de aprendizado. Tanto situações positivas, de reconhecimento e de trocas de experiências, quanto negativas, incluindo feedbacks críticos ou conflitos, contribuem para isso.

Tal princípio está diretamente ligado ao aperfeiçoamento de soft skills relevantes como visão sistêmica, percepção da interdependência de pessoas e atividades, resolução de problemas ou construção do consenso a partir do aproveitamento de vivências diferentes.

4. Aprender a ser

Atingindo um nível mais profundo, aprender a ser é a base para adotar a atitude proativa, autônoma e engajada necessária ao Lifelong Learning. Isso permite às pessoas colocarem o aprendizado no cotidiano e abraçarem sua responsabilidade em relação a ele.

Ao criar tal impulso interno, a postura muda e passa-se a buscar ativamente por condições favoráveis para se desenvolver ao máximo. Dessa forma, a educação continuada se torna um elemento da vida, assim como trabalho e relacionamentos.

Qual é o contexto de mercado que exige isso?

A transformação digital, que cria novos empregos todos os dias para atender necessidades que não existiam antes, está associada a uma mudança social na qual o dinamismo de carreira é alavancado pela procura por melhores condições e mais satisfação, fazendo desse cenário o ponto de partida para um mercado em que o Lifelong Learning é fundamental.

Por um lado, essa revolução gerou tecnologias e metodologias inovadoras, para as quais nem todos os profissionais estão preparados. E isso não para! A atualização de meios e métodos é constante, requerendo novas habilidades diariamente, contexto ao qual a educação formal não consegue responder.

Por outro, adotar esse modelo de aprendizado coloca o controle da carreira na mão do funcionário, lhe dando algum nível de segurança em um mundo cada vez mais inseguro e volátil. Além de permitir aos talentos agirem em busca de seus objetivos e desejos com menos riscos.

Como uma plataforma LXP ajuda a ter uma cultura de Lifelong Learning na empresa?

Como visto, ainda que o profissional seja o principal responsável por motivar e buscar aprender no Lifelong Learning, as empresas desempenham um papel importante, uma vez que são capazes de oferecer oportunidades de atrelar teoria com prática.

Porém, o sucesso desse modelo no ambiente de trabalho depende de condições culturais e organizacionais que funcionam como ponte para seu funcionamento. Isso abrange desde apoiar uma mentalidade inquieta por parte dos colaboradores até a disponibilizar um canal de desenvolvimento fácil de usar.

Em relação a este último aspecto, uma plataforma LXP — tecnologia que possibilita ao negócio criar base de conhecimento, gerenciar seus conteúdos e distribuir informações úteis de forma estruturada — é a solução ideal.

Afinal, ela apresenta recursos metodológicos e operacionais que fomentam os 4 pilares dessa abordagem educacional. Desse modo, facilita o acesso ao que cada funcionário precisa saber e os desafia a progredir por meio do compartilhamento de seus saberes.

Profissionais e empresas são duas partes centrais no processo de Lifelong Learning. Enquanto da ação dos primeiros depende a busca e o aproveitamento do desenvolvimento, o segundo é capaz de fornecer experiências relevantes para isso. Ademais, ambos ganham com tal aperfeiçoamento, já que o sucesso de carreiras e empresas é impulsionado por ele.

Quer investir no Lifelong Learning na sua empresa? Então conheça uma plataforma de LXP que realmente está comprometida com esse modelo de aprendizado e comece essa transformação em seu negócio!

Compartilhe