O que é a cultura de aprendizado? Confira os benefícios para a empresa e colaborador

oqueeaculturadeaprendizadoconfiraosbeneficiosparaaempresaecolaborador

A cultura de aprendizado acontece quando práticas e ações voltadas para o desenvolvimento da empresa e de seus colaboradores são vivenciadas na rotina de trabalho. Sua proposta é manter as equipes em um constante estado de inquietação, discutindo tendências, aprimorando processos e implementando novas soluções.

Esse é, portanto, o espírito de uma organização inovadora, negócios que têm o disruptivo como algo natural e essencial para se manterem altamente competitivos no mercado. Entretanto, isso não significa que pequenas empresas ou setores tradicionais não possam se beneficiar desse princípio.

Na realidade, a fluidez observada na economia, na tecnologia e na sociedade como um todo é tão grande, que adotar uma cultura de aprendizagem tornou-se algo essencial para a maioria dos empreendimentos.

Para que se mantenham produtivos e relevantes, os profissionais necessitam de atualizações constantes. Mas não basta incentivar, é preciso oferecer meios para que esse aprendizado contínuo realmente aconteça. Vamos conversar um pouco sobre isso?

O que é cultura de aprendizado?

Sabemos que a cultura organizacional é o conjunto de hábitos, atitudes, crenças, políticas e valores de uma organização. As Learning Organizations, por sua vez, são, naturalmente, aquelas cuja aprendizagem está plenamente inserida nesses pilares.

O conceito não é novo. A chamada “aprendizagem organizacional” ― entendida como a obtenção conjunta e contínua de conhecimento no contexto empresarial ― ganhou as manchetes e eventos da Administração já em 1990 com a premiada obra de Peter Senge, “A Quinta Disciplina”.

De lá para cá, o mundo mudou bastante, especialmente no que diz respeito à tecnologia, mas os conceitos de Senge se mantém atuais. Suas famosas cinco disciplinas (domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico) continuam sendo adotados por gestores para criar e manter um ambiente de inovação em suas empresas.

De maneira geral, deve ser ter em vista que qualquer tipo de conhecimento, seja formal, seja informal, pode ser aplicado no dia a dia dos colaboradores para aprimorar funções, projetos e até modelos de gestão. O interessante é que, embora o aprendizado aconteça essencialmente de maneira individual, sua contribuição e seus ganhos tendem a ser coletivos.

Por que investir em modelos de aprendizagem contínua?

Para começar, os modelos de aprendizagem contínua dialogam com o comportamento contemporâneo, especialmente o das gerações Y e Z. Esses jovens são familiarizados com contextos altamente informativos e gostam de obter respostas instantâneas para as dúvidas e tarefas do cotidiano.

Como as pessoas já estão habituadas a aprender coisas novas todos os dias, negar essa possibilidade no ambiente de trabalho não só reduz as chances de uma empresa evoluir, como pode frustrar seus colaboradores. Os profissionais da atualidade já entenderam que o mundo exige mudanças rápidas e, por isso, não toleram estagnação.

Estamos na era do aprendizado Just-in-Time, isto é, o conhecimento está sempre disponível e é adquirido no momento e da forma que o indivíduo deseja. O maior exemplo certamente são os mecanismos de busca, sobretudo o Google, capaz de nos explicar, instantaneamente, desde o significado de uma simples palavra a complexos conceitos de física teórica.

Já imaginou oferecer uma experiência como essa dentro da sua empresa?

Por que a cultura de aprendizado beneficia empresa e colaboradores?

É fácil entender a importância de aprender constantemente em um cenário de constantes novidades. A cada ano, testemunhamos um mercado novo com necessidades e demandas inéditas. Entretanto, os benefícios vão muito além disso. Gestores e colaboradores tem muito a ganhar com uma cultura de aprendizado. É o que você confere a seguir.

Maior eficácia nas atividades

Com processos e tarefas sendo aprimorados constantemente, rotinas e fluxos de trabalho tendem a ser cada vez mais eficazes. Maior produtividade significa melhor desempenho e maior lucratividade.

Valorização do capital humano

São os colaboradores que fazem o negócio acontecer e, uma vez valorizados e desenvolvidos, suas contribuição serão ainda maiores. Isso tende a se refletir em redução do turnover e maior procura de profissionais (employer branding).

Multiplicação do conhecimento

Em uma cultura organizacional forte, o conhecimento não é só adquirido, mas também compartilhado, somado e transformado todos os dias. Essa construção conjunta motiva ainda mais os colaboradores a aprenderem e participarem do crescimento da empresa.

Maior satisfação de Clientes

Naturalmente, as soluções desenvolvidas na empresa também dizem respeito aos serviços e produtos comercializados por ela. Os consumidores têm dado cada vez mais preferência às marcas inovadoras e flexíveis que investem em melhorias constantes.

Maior reputação no mercado

A cultura de aprendizagem demostra que a empresa está atenta à realidade atual e está disposta a mudar e crescer. Isso é um forte indicador de solidez e confiança que tende a contribuir para a percepção da marca no mercado.

Como criar uma cultura de aprendizado?

Empresas com uma cultura de aprendizado sólida são capazes de enfrentar o incomum com muito mais segurança, habilidade e criatividade. Tendo em vista que o incomum é hoje tido como “normal” para a maioria dos setores do mercado, esse é o caminho que os gestores devem trilhar se desejam que seus negócios se mantenham competitivos ao longo dos anos.

Entretanto, não basta oferecer dinâmicas, seminários ou cursos online simplesmente. O conteúdo é importante, mas são necessárias estratégias para que o conhecimento seja realmente aproveitado. De maneira geral, uma organização voltada para a aprendizagem deve apresentar:

  • um ambiente de apoio ao aprendizado;
  • lideranças que estimulam a aprendizagem;
  • processos e práticas de aprendizagem concretas.

Vejamos cada um desses pontos a seguir.

Ambiente de apoio ao aprendizado

Primeiramente, é preciso incentivar seus colaboradores a se expressarem e buscarem soluções. As pessoas não podem sentir que correm o risco de serem menosprezadas ou ridicularizadas ao darem uma opinião, ou sugerirem uma ideia, por exemplo. O ambiente corporativo deve ser um espaço acolhedor que permita sugestões, debates e reflexões.

Lideranças que estimulam a aprendizagem

Todo gestor de RH sabe que as lideranças de uma empresa influenciam diretamente o comportamento dos colaboradores. Dessa forma, se queremos que as equipes se expressem e participem ativamente do crescimento do negócio, é fundamental que os líderes valorizem os funcionários, questionando, ouvindo e debatendo ideias com eles.

Processos e práticas de aprendizagem concretas

Para oferecer uma experiência de ensino Just-in-Time integrada às necessidades individuais dos colaboradores, o Microlearning se revela a melhor solução disponível para treinamentos corporativos.

Esse método consiste em desenvolver a aprendizagem em pequenos trechos ou “blocos” que podem ser acessados por meio de plataformas digitais. Dessa forma, o profissional pode tirar dúvidas, discutir conceitos e aprender coisas novas a qualquer momento.

O sucesso dessa abordagem depende de ferramentas tecnológicas robustas, como sistemas inteligentes com recursos de engajamento que incentivem o aprendizado, mas elas devem ser apoiadas em metodologias de ensino eficazes que permitam desfrutá-las ao máximo.

Uma verdadeira cultura de aprendizado deve ser percebida por todos os ângulos da empresa, fazer parte da essência do negócio e das atitudes diárias dos colaboradores. Essa transformação é considerada um desafio para muitos gestores, mas pode ser obtida com a ajuda de empresas especializadas.

A MicroPower é líder em soluções tecnológicas e consultivas para empresas interessadas em implementar e aprimorar processos de Desenvolvimento de Talentos, Gestão de Performance, e-Learning, Acessibilidade para Pessoas com Deficiência Visual, Universidades Corporativas e que estão vivendo a Transformação Digital de seus Negócios

Fale com um de nossos especialistas e descubra como a MicroPower pode ajudar a sua empresa a desenvolver uma vitoriosa cultura de aprendizado!

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp