Hub de conhecimento: como alcançar esse patamar?

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Na era da informação, a qualidade e a velocidade com que se tem acesso ao saber faz toda a diferença. Nesse cenário, contar com um hub de conhecimento gera diferencial competitivo para negócios e pessoas.

Enquanto não é todo empreendimento que está nesse patamar, empresas e profissionais buscam avidamente esse tipo de troca. Afinal, esse modelo é uma solução para o indivíduo estar pronto em um mundo em constante transformação.

Neste conteúdo, entenda melhor o que é hub de conhecimento e como se aplica esse conceito!

O que é hub de conhecimento?

Um hub de conhecimento funciona como um conector entre partes interessadas que tanto querem desenvolver um assunto quanto saber mais sobre ele. Ou seja, é um meio para que ocorram trocas de informações, permitindo que elas se agreguem.

Na prática, cria-se um centro — físico ou virtual — de recursos úteis voltado para a construção, o compartilhamento, o acúmulo ou a melhoria dessas ideias e soluções, a partir da contribuição dos envolvidos que formam uma rede de cooperação.

Seus objetivos são promover e facilitar que essas interfaces aconteçam, a fim de superar desafios, realizar ações efetivas ou resolver problemas para atingir melhores resultados dentro das temáticas discutidas.

Como se relaciona com hubs de inovação e educação?

De maneira complementar, esses três tipos de hubs — conhecimento, inovação e educação — são essenciais para o desenvolvimento de empresas e da sociedade hoje em dia. Afinal, atuam para colocar práticas, soluções e colaboradores em um novo patamar.

Em relação à proposta voltada para inovar, esse modelo cria um ecossistema capaz de propor saídas e novidades disruptivas para que os envolvidos cheguem a um novo nível de progresso.

Já no campo educacional, tal centro de recursos serve para distribuir toda essa base construída, levando as respostas para quem precisa delas. Ou seja, vai além dos participantes que já a compõem, o que aumenta o número de pessoas que têm acesso a informações qualificadas.

O que é necessário para alcançar esse patamar?

Para se tornar um hub de conhecimento, é preciso ir além da distribuição de conteúdos. Nesse sentido, é necessário que um conjunto de processos de troca e desenvolvimento intensos aconteça com frequência. Veja quais se destacam!

Colaboração e trocas constantes

Seja pela cooperação entre colegas no dia a dia, seja por meio da promoção de rodas de discussão amplas, o ambiente de um hub de conhecimento se baseia em colaboração e trocas constantes.

Tanto informações quanto ideias precisam estar na mesa para que os demais acrescentem a elas com suas visões e experiências distintas, propondo novas abordagens ou interpretações. Assim, uma versão melhor será construída e beneficiará a todos.

Para esse cenário efetivamente ocorrer, as bases são práticas que vão do incentivo ao trabalho conjunto até a criação de oportunidades para se relacionar com outros parceiros, passando por ter uma cultura mente aberta.

Do ponto de vista operacional, tais posições devem ser manifestadas ao evitar inibir ou criticar quem busca questionar para progredir e ao promover situações ou meios para que esses contatos realmente aconteçam.

Capacitação e treinamentos contínuos

Capacitações e treinamentos são essenciais para a difusão do conhecimento, principalmente no âmbito profissional. Os hubs precisam dar vazão ao que produzem e, ainda, facilitar a entrada de novos participantes nesse processo de desenvolvimento de ideias.

Diante de tal cenário, promover esse tipo de iniciativa faz o fluxo de informações se manter constante. Tanto abrir espaço para palestrantes externos como expor a produção intelectual para a comunidade são só o começo nessa jornada.

Mais que atividades pontuais, as formações devem ser continuadas e acontecer no cotidiano. Pode-se viabilizar que colegas ensinem uns aos outros ou abrir programas para preparar jovens, por exemplo.

Interface com o ambiente externo frequente

Ir a eventos, formar parcerias, trazer pessoas de fora para abordar assuntos de suas especialidades e aceitar visitas técnicas são apenas alguns exemplos de como manter uma interface constante em relação ao mercado e à sociedade.

Como efeito, a atualização de ideias é facilitada. Isso é especialmente útil nas áreas em contínua evolução, uma vez que um hub de conhecimento existe para o compartilhamento e a criação das melhores práticas ou soluções. Dessa maneira, não faz sentido trabalhar em cima de conceitos desatualizados.

Como esse conceito se relaciona com o Lifelong Learning?

Pelo visto, as premissas que fazem um hub de conhecimento ser um canal tão importante para o desenvolvimento atualmente incluem sua capacidade de manter constantes os processos de atualização e melhoria.

O Lifelong Learning segue a mesma ideia, mas a aplica para a aquisição e o progresso de competências individuais ao longo da vida. Por ser um modelo que se baseia na educação continuada, é ideal para que as informações e as soluções produzidas por tais centros se mantenham em uso.

Basicamente, esses conceitos são duas engrenagens fazendo a roda da evolução intelectual girar. Enquanto isso, levam pessoas, instituições e empresas para um novo patamar em suas capacidades de forma ininterrupta.

Como começar uma jornada para atingir esse patamar?

Como vimos, um hub de conhecimento extrapola os limites de uma única organização, já que é fundamental inserir ideias ou soluções de fora para que o meio progrida. Ainda assim, atingir esse patamar começa pela operacionalização interna dos processos de treinamento, desenvolvimento e colaboração.

Uma das formas mais efetivas de fazer isso e criar essas trocas constantes é investindo em um sistema informatizado. Com a solução certa, os colaboradores podem encontrar ou compartilhar conteúdos referentes ao seu dia a dia.

O Genie é uma plataforma LXP que promove esse tipo de iniciativa. Ele faz recomendações de conteúdos ou de vídeos para os envolvidos sobre o que é relevante para superar suas dúvidas de acordo com seus interesses, além de levá-los a conhecer os especialistas internos identificados nesses assuntos.

Outros diferenciais incluem a utilização de Inteligência Artificial, Machine Learning e gamificação, para que essas atividades sejam incentivadas, ao mesmo tempo em que contam com proteções sobre o que é publicado para garantir sua qualidade.

Como efeito, problemas são evitados ou resolvidos rapidamente, bem como o aprendizado corporativo é agilizado e realçado a partir dessa tecnologia que ajuda a construir um capital intelectual realmente útil.

Um hub de conhecimento é a melhor proposta para o compartilhamento de informações e desenvolvimento de ideias no mundo atual. Faz isso relacionando diversas propostas, visões e saberes para construir práticas ou soluções mais adequadas, enquanto as torna acessíveis.

Contar com um sistema como o Genie é o primeiro passo nessa jornada. Entre em contato e descubra mais sobre essa tecnologia!

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