Mercado de beleza: 4 benefícios do treinamento de produtos e como fazer

A imagem mostra as mãos de uma mulher manuseando produtos de beleza

Você sabia que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais em todo o planeta? Com o crescimento da presença de organizações do setor no ambiente virtual, a tendência é que as empresas de porte médio e pequeno ocupem um espaço cada vez mais maior. Com isso, a necessidade de treinamento de produtos se torna evidente.

Preparamos este conteúdo para que você entenda a importância desse tipo de capacitação para o mercado de beleza, quais as suas vantagens e como aplicá-lo com o auxílio da tecnologia. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é treinamento de produtos?

De forma simplificada, treinamento de produtos é um tipo de capacitação profissional que tem como finalidade gerar mais conhecimento aos vendedores em relação à solução que estão oferecendo ao público. Quanto mais os colaboradores conhecerem o produto que vendem, maiores as chances de que os clientes se sintam satisfeitos.

O fato é que, quando um consumidor atinge os resultados esperados ao usar determinado produto ou serviço, é estabelecida uma conexão emocional com a marca. Isso gera fidelidade.

Para isso, é imprescindível que os profissionais de vendas consigam não apenas abordar seus clientes por meio de boas técnicas de comunicação, como também, saibam oferecer os produtos que tenham mais relação com o perfil de cada consumidor. É nesse ponto que o treinamento de produtos se mostra indispensável.

Quais os benefícios do treinamento de produtos?

Em tempos de transformação digital, o treinamento de produtos para comercialização pela internet tem se mostrado cada vez mais necessário. Para que você tenha uma ideia, de acordo com a pesquisa anual da Acquia, cerca de 84% dos consumidores usaram canais de comunicação virtual para comprar algo, apenas em 2020, sendo que 74% afirmaram que a experiência digital tem grande influência em suas decisões de compra.

Se você ainda não tem certeza se realmente vale a pena investir em treinamento de produtos, veja uma série de razões pelas quais essa estratégia pode funcionar em seu negócio.

1. Faz com que o cliente usufrua ao máximo os produtos adquiridos

Ao fornecer um curso corporativo voltado para a aprendizagem dos vendedores em relação ao seu produto, os profissionais saberão como instruir seus clientes a evitar problemas por mau uso. Dessa forma, o treinamento de produtos contribui para que o consumidor usufrua ao máximo os benefícios oferecidos pelas suas soluções.

Por consequência, a experiência de consumo dos clientes será muito mais satisfatória, causando uma percepção positiva sobre a sua marca. Isso agrega valor de mercado e aumenta a taxa de fidelidade a médio e longo prazo.

2. Diminui o índice de Churn

Com o aumento no número de clientes mais satisfeitos, a tendência é que ocorra uma redução no índice de Churn, com o decorrer do tempo. Isto é, haverá menos consumidores que, após a primeira compra, desistem de adquirir produtos com a empresa novamente no futuro.

Isso significa que uma das grandes vantagens do treinamento de produtos é que, de forma direta e indireta, ele contribui para o aumento da receita da empresa, pois estende o ciclo de vida do cliente.

3. Reduz a sobrecarga no suporte

Quando o treinamento é bem aplicado e estruturado em etapas, o time de suporte também acaba sendo beneficiado. Afinal, ocorre uma redução no número de contatos para sanar dúvidas triviais ou problemas causados devido à falta de entendimento sobre o produto. Assim, a equipe ganha mais tempo e poupa energia para focar os problemas que realmente exigem mais cuidado.

4. Melhora o conhecimento dos vendedores a respeito dos produtos

Ter um entendimento amplo e significativo sobre o produto que sua empresa vende permite que o vendedor desenvolva mais confiança em suas abordagens, além de capacitá-lo com técnicas e argumentos voltados para os mais diversos perfis de consumidor.

Como aplicar o treinamento de produtos?

Agora que você já sabe qual a importância de investir no treinamento de produtos, mostraremos algumas boas práticas sobre como aplicar esse conceito com a sua equipe. Veja, a seguir!

Desenvolva materiais e conteúdos com conhecimentos relevantes

Invista em objetos educacionais que possam fornecer o conhecimento necessário para que os vendedores melhorem seus argumentos na hora de oferecer as soluções aos clientes.

É importante que esses conteúdos sejam disponibilizados por meio de uma plataforma de ensino na qual possam ser baixados a qualquer hora e de qualquer lugar. Assim, permite que os profissionais não fiquem limitados em relação ao acesso ao aprendizado.

Permita o acesso ao produto

Por mais que a tecnologia esteja eliminando as barreiras geográficas e proporcionando mobilidade às empresas, o fato é que é extremamente necessário que os profissionais de vendas tenham acesso ao produto. Afinal, não há como substituir o conhecimento proporcionado pela experiência pessoal de uso.

Ou seja, no contexto do mercado de beleza, no qual os produtos são tangíveis, é imprescindível que sejam enviadas amostras como material de aprendizagem nos treinamentos.

Conte com o auxílio da tecnologia

Graças ao forte processo de transformação digital pelo qual a civilização moderna está passando, podemos contar com ferramentas inovadoras que auxiliam nas mais diversas necessidades das empresas. Dito isso, é possível contar com o auxílio da tecnologia na hora de oferecer treinamento de produtos a sua equipe.

Uma excelente plataforma de LXP oferece todos os recursos necessários tanto para que os vendedores aprendam tudo o que precisam sobre suas soluções quanto para que você realize a gestão com muito mais eficiência. O Genie, plataforma LXP da MicroPower,  se trata de um sistema que toda a sua força de trabalho pode ser empregada para publicar e encontrar os dados que a empresa precisa, com rapidez, além de substituir os grupos de mensagens informais. Ele possibilita reter o conhecimento da organização, de maneira estruturada, organizada e simples de encontrar, permitindo que integrantes da equipe consigam esclarecer dúvidas do trabalho e dos treinamentos no momento em que elas surgirem.

Como você pôde conferir, o treinamento de produtos é indispensável para o mercado de beleza, que tem crescido cada vez mais no Brasil. Mostramos, também, como o auxílio de uma plataforma digital pode otimizar o processo e proporcionar melhores resultados.

Quer saber mais sobre as soluções inovadoras que a MicroPower tem a oferecer? Então, entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos ajudar!

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