Suporte ao desempenho: o que é e qual a sua importância?

Mulher olhando a tela de um computador

Se você chegou até este conteúdo enquanto procurava saber o que é suporte ao desempenho, provavelmente, já entendeu a importância de investir nas habilidades profissionais e conhecimentos técnicos dos colaboradores. Afinal, eles são os ativos mais importantes para o sucesso da empresa.

Em tempos de transformação digital e de alta competitividade de mercado, é imprescindível que a equipe de colaboradores esteja devidamente preparada, motivada e tenha autonomia o suficiente para exercer suas funções com competência.

Por isso, queremos ajudar você a entender o que é suporte ao desempenho, qual a sua importância e como uma plataforma de LXP pode contribuir. Continue a leitura para descobrir mais sobre o assunto!

O que é suporte ao desempenho?

Suporte ao desempenho é um conceito que abrange técnicas, metodologias e ferramentas que podem ser disponibilizadas ao time de profissionais como recursos para simplificar o exercício de suas atividades laborais e aumentar a performance. O principal objetivo é oferecer apoio e orientação para que os colaboradores consigam desenvolver seu trabalho com mais eficiência, produtividade e qualidade.

Quais os principais tipos de mecanismos de suporte ao desempenho?

Atualmente, as empresas entendem que, quando se trata de desempenho profissional, esforços não devem ser medidos. Sendo assim, existem diferentes técnicas e recursos que podem contribuir com o desenvolvimento dos funcionários, tais como:

  • coaching: processo que visa a promover a compreensão de que as metas e objetivos de cada colaborador devem permanecer em evolução, o que ajuda a promover o conceito de aprendizado contínuo nas empresas;
  • mentoring: trata-se do compartilhamento de ideias, experiências e conhecimentos pelo próprio colaborador com os seus mentores, que o aconselharão de modo que consiga evoluir e se desenvolver com o passar do tempo;
  • plataforma LXP: é um mecanismo de ensino a distância altamente funcional, cuja finalidade é tornar o processo de educação corporativa viável, simples e muito mais eficiente.

Lembrando que existem inúmeras metodologias e mecanismos, além dos citados, que podem ser usados como ferramentas de suporte ao desempenho.

Qual a importância do suporte ao desempenho para as empresas?

Ao contar com o auxílio da tecnologia e implementar um treinamento com uma plataforma de LXP, por exemplo, o suporte ao desempenho se torna indispensável para as empresas. Entre os motivos pelos quais esse conceito é tão importante, podemos citar:

  • reduz os gastos e investimentos com materiais destinados a treinamentos corporativos: os conteúdos são disponibilizados digitalmente na ferramenta de LXP usada pela organização;
  • proporciona simplicidade aos processos de treinamentos: com uma interface intuitiva, até mesmo os colaboradores mais leigos poderão usufruir do conhecimento oferecido;
  • alto impacto na produtividade: o suporte ao desempenho visa a potencializar os conhecimentos da equipe, com foco no core business da empresa;
  • acessibilidade: o aprendizado corporativo por meio de LXP oferece uma ótima relação custo-benefício, visto que o formato usado é muito mais barato e versátil (infográficos, ebooks e outros conteúdos digitais).

Por que uma plataforma com conceitos de LXP pode ser vantajosa?

Para finalizarmos, vale mencionar que, atualmente, há uma grande variedade de formatos para ensino corporativo disponíveis, tais como:

  • ebooks;
  • vídeos curtos;
  • vídeos interativos;
  • infográficos;
  • PDFs interativos, entre outros.

Uma plataforma de LXP, nesse sentido, serve para intermediar o processo de aprendizado, permitindo que, toda sua força de trabalho pode usar para publicar e encontrar as informações que precisa, com agilidade, substituindo os grupos de mensagens informais. Além disso, permite reter o conhecimento da Organização, de forma estruturada, organizada e fácil de encontrar, de forma que sua equipe solucione dúvidas de trabalho no momento em que elas surgirem.

Como você pôde entender, os mecanismos de suporte ao desempenho são indispensáveis para que os funcionários tenham seus conhecimentos aprimorados, assim como suas habilidades técnicas otimizadas. Dessa forma, o desenvolvimento profissional agrega valor ao negócio e torna a empresa mais competitiva.

Quer saber como a MicroPower pode contribuir com a implementação do conceito de suporte ao desempenho em sua organização? Então, entre em contato com a nossa equipe para conhecer nossas soluções!

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp