Microlearning para o setor de beleza: como te ajuda a se atualizar?

Uma mulher sorrindo com o celular na mão

Você sabe a importância do microlearning para o setor de beleza? Entender melhor sobre esse conceito e como ele pode ser usado nesse ramo de atuação é uma boa ideia, tendo em vista a necessidade dos profissionais de se atualizarem sobre o mercado e se reinventarem para atender as principais demandas dos clientes.

Isso porque trata-se de uma metodologia capaz de inovar as formas como os conteúdos podem ser repassados aos usuários, gerando resultados bastante positivos.

Pensando misso, elaboramos este artigo para apresentar os principais pontos sobre o assunto e mostrar de que forma a aplicação desse método pode impactar o crescimento da carreira. Confira!

Por que os profissionais de beleza precisam se atualizar?

Existem diversos motivos que fazem com que a atualização seja uma prática obrigatória por parte dos profissionais da área da beleza. Veja os principais a seguir!

Possibilita que o profissional se torne reconhecido no segmento de atuação

O profissional que busca se atualizar com frequência obtém tantos conhecimentos e experiências que acaba se tornando uma referência no ramo. Isso eleva o seu valor no mercado.

Gera destaque no mercado

O mercado da beleza é bastante promissor, em contrapartida, conta com vários concorrentes. Isso faz com que o profissional precise apresentar diferencias para se destacar diante de tanta competitividade. Entre os principais critérios avaliados pelo público, podemos apontar a qualificação, o atendimento, a atualização profissional, entre outros aspectos.

Contribui para a captação e a fidelização de clientes

No momento em que o profissional se especializa e investe em cursos de atualização e qualificação, os clientes passam a sentir mais confiança no atendimento oferecido e começam a identificar os resultados dos serviços contratados.

Isso também gera um diferencial, o que aumenta de forma considerável as chances de os consumidores recomendarem os serviços para pessoas próximas. Assim, a imagem da marca se torna mais valorizada, o que colabora de forma direta com a captação e a fidelização dos clientes.

Promove novos conhecimentos

É preciso levar em consideração que os conhecimentos não devem ser limitados a somente um processo de aprendizagem. Sendo assim, precisam ser estendidos e detalhados para o entendimento de novas técnicas e a compreensão de formas de lidar com as novas exigências do mercado.

É importante ter em mente que a pessoa que se recicla está um passo à frente dos demais. Por esse motivo, é preciso investir em cursos diversificados no ramo da beleza, considerando que assim fica mais fácil contar com os professores e a experiência de pessoas que atuam no mesmo segmento e que podem se tornar grandes parceiros.

Permite o acompanhamento das tendências

As grandes tendências da área, normalmente, são desenvolvidas por profissionais mais qualificados e especializados, que estão dispostos a realizar cursos para apresentar as inovações. Esse é mais um motivo para adquirir novos entendimentos a respeito do ramo da beleza.

Qual a importância do microlearning para o setor de beleza?

Uma boa plataforma de microlearning pode contribuir de forma bastante relevante para ajudar os profissionais a se atualizarem da melhor maneira possível. Isso porque estamos falando de um método que vem se destacando no mercado corporativo por ser a distância e abordar cursos e treinamentos divididos em conteúdos curtos, rápidos e eficientes. Entenda as suas vantagens!

Otimização do tempo

Em muitos casos, um treinamento muito longo causa o entendimento de um período mal utilizado, já que com o tempo o cérebro vai reduzindo a sua capacidade de memorização de novos conceitos. Então, o mais adequado é que as informações sejam absorvidas em partes e colocadas em prática o mais rápido possível.

Longos períodos de estudo vão levar ao cansaço metal dos usuários, que terão dificuldade de lembrar tudo que aprenderam. Por meio do microlearning, é possível dosar o conteúdo por partes, tornando o processo de aprendizagem mais prático, interativo e dinâmico.

Personalização de acordo com o perfil do usuário

Os materiais criados por esse tipo de metodologia são totalmente personalizáveis, considerando que nem todos pensam igual nem apresentam os mesmos pontos negativos e positivos. Isso quer dizer que o processo de aprendizado será mais inclusivo, atendendo diretamente o desenvolvimento de competências e habilidades de que um determinado profissional necessita.

Foco no que realmente é importante

O microlearning gera a objetividade dos materiais didáticos, simplificando o entendimento e a memorização dos conteúdos. Assim, os usuários contarão com uma teoria que vai gerar conhecimento de qualidade. O profissional também terá tempo de sobra para executar outras atividades, por exemplo, a realização de avaliações práticas, o treinamento, a aplicação da teoria em um cenário real e que faça parte da rotina, entre outros.

Simplicidade no aprendizado

Como já foi dito, o microlearning atua por meio da disponibilização de pequenas doses de informações de qualidade e bem objetivas. Sendo assim, o profissional vai ter mais facilidade para entender e colocar tudo que foi aprendido em prática. Com o material separado por tópicos, também é possível contar com o auxílio de supervisores, o que vai melhorar ainda mais esse alinhamento entre a teoria e a prática.

Acessibilidade dos conteúdos

Durante ou após o treinamento, é necessário que os conteúdos de aprendizado sejam totalmente acessíveis pelos alunos. Dessa forma, é indispensável pensar no oferecimento de formatos que todos possam ter acesso e entender. Por meio do microlearning, é possível criar materiais por meio de vídeos, podcasts, gamificação, infográficos, animações e demais.

Conseguiu entender como pode ocorrer a aplicação do microlearning para o setor de beleza? Para isso, você pode contar com várias ferramentas desenvolvidas pela MicroPower, como o Genie, que se trata de um sistema que utiliza a sua força de trabalho para publicar e identificar informações relevantes, com agilidade e em substituição aos grupos de mensagens informais. Por meio dele, é possível reter conhecimento de forma organizada e simples de encontrar, o que possibilita o esclarecimento das dúvidas que surgirem durante o curso.

Ficou interessado e deseja entender melhor como funciona esse tipo de solução? Então, entre em contato e conheça as principais vantagens dos nossos recursos para qualificação profissional.

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp