Você já ouviu falar na metodologia Squad? Entenda como funciona e suas vantagens

Você já ouviu falar na metodologia Squad? Entenda como funciona e suas vantagens

Na era da transformação digital, presenciamos a evolução diária do comportamento de consumo, dadas as facilidades proporcionadas pela tecnologia. Dito isso, torna-se a cada dia mais necessário que as empresas busquem estratégias para que suas equipes sejam mais produtivas e autônomas. A metodologia Squad se mostra como uma ótima ferramenta para suprir essa demanda.

Contudo, é comum que surjam dúvidas sobre como o método funciona na prática. Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é metodologia Squad, como funciona e quais benefícios pode oferecer às empresas. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é a metodologia Squad?

O conceito de Squad é compreendido como a formação de pequenos grupos de trabalho, cujo objetivo é diluir a carga de tarefas em um projeto em equipes menores, mas com autonomia para tomarem decisões que visem melhorias no produto, auxílio para suprir as necessidades dos clientes ou até mesmo novas funcionalidades.

Organizações que utilizam essa estratégia na realização de suas atividades cotidianas costumam dividir o trabalho em equipes entre três a dez membros, nas quais cada grupo é formado por membros com expertise e habilidades que se complementam entre si, contemplando todas as etapas do projeto, da concepção à entrega ao consumidor final.

Como funciona a metodologia Squad?

Na prática, a metodologia Squad é dividia por meio da organização de três times distintos. A seguir, veja quais são eles.

Tribes

Tribes é o termo usado para se referir à combinação de diversos grupos de Squad, mas que atuam com objetivos em comum ou semelhantes. Dessa forma, a comunicação entre eles é mais simples, direta e, ainda, permite a troca de informações para que não acabem desperdiçando tempo e recursos na mesma tarefa.

Visto que, hoje, podemos contar com ferramentas que oferecem total suporte ao trabalho remoto, não é necessário que essas equipes estejam localizadas fisicamente próximas. Contudo, é preciso ter organização e disciplina para garantir bons resultados.

Chapter

Chapter é o nome dado ao time cuja formação é composta por colaboradores que atuam na mesma área de conhecimento, têm funções semelhantes dentro de seus Squads e, por consequência, integram a mesma Tribe. Dessa forma, o fluxo de conhecimento entre os grupos é facilitado.

Guildas

As Guildas nada mais são do que a divisão de grupos com suas próprias áreas de atuação e interesse em um determinado projeto, como testes de desempenho, automação, programação etc. Os profissionais interessados podem adentrar em uma Guilda para trocar experiências e obter informações.

Quais os benefícios da metodologia Squad?

Considerando que cada projeto da empresa é realizado pela mesma equipe, mas de forma subdividida e super organizada, a tendência natural é que seja mais fácil identificar pontos de melhoria e gargalos nos projetos.

Dessa forma, o resultado final apresenta muito mais qualidade e garantia de satisfação do consumidor. Além do mais, uma das vantagens da metodologia Squad, especialmente em empresas antenadas com a transformação digital, está no fato de que esse método melhora a comunicação entre os times e acarreta no cumprimento dos prazos de entrega.

Por fim, a rotina da empresa é flexibilizada por esse fluxo de trabalho, além do conhecimento, poder e informações serem descentralizadas, o que é crucial para a tomada de decisões.

Para concluirmos, vale destacar que a metodologia Squad pode proporcionar produtividade, agilidade e melhoria na comunicação tanto para empresas que apostam na mobilidade quanto para organizações que prezam pelo desenvolvimento de seus projetos por meio do trabalho presencial.

Ainda tem dúvidas sobre como funciona a metodologia Squad? Tem alguma opinião ou experiência sobre o assunto que gostaria de compartilhar com a gente? Então aproveite para deixar o seu comentário!

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp