O que é Aprendizagem Just-in-Time e quais os pontos mais importantes?

Três pessoas sorrindo em um ambiente corporativo

A Aprendizagem Just-in-Time ― que pode ser traduzida como “na hora certa” ou “sob medida” ― é um método de ensino no qual o conteúdo abordado está prontamente disponível para o aluno quando e como ele necessitar. Nessa metodologia, o aprendizado é trabalhado de maneira individual.

Ainda que exista supervisão, o indivíduo tem plena autonomia no seu desenvolvimento educacional e, dessa forma, é capaz de aprender a seu modo e no seu ritmo. Diante do crescente volume de informações disponíveis na atualidade, especialmente, no contexto acadêmico e profissional, o Just-in-Time é considerado uma das estratégias de ensino mais relevantes da atualidade.

Justamente por ser muito coerente em relação às demandas do mundo contemporâneo, ele tem sido cada vez mais procurado por empresas que enfrentam dificuldades em manter seu time de colaboradores produtivo e atualizado.

Neste artigo, abordamos essa metodologia em detalhes, e ainda ensinamos como aplicá-la no seu negócio. É só continuar a leitura para conferir!

O que é Aprendizagem Just-in-Time?

Como dito, a Aprendizagem Just-In-Time, originalmente Just-in-Time Learning, consiste em oferecer o conteúdo educacional sob demanda. É diferente das aulas tradicionais, nas quais o ensino é oferecido em sessões pré-agendadas, muitas vezes, definidas sem levar em consideração as necessidades e as preferências pessoais dos alunos.

O modelo pode ser trabalhado em diversos contextos, mas é especialmente eficaz em treinamentos corporativos, tendo em vista a menor disponibilidade dos profissionais e o comportamento do mercado atual. Em um cenário social, econômico e tecnológico extremamente fluido, o aprendizado focado tem sido visto como uma solução importante para garantir a produtividade dos profissionais.

É importante destacar que o Just-in-Time Learning é diferente do Just-in-Time Teaching, embora os dois conceitos possam ser trabalhos de forma complementar.

O primeiro, que é o foco do nosso artigo, trabalha a relação entre os alunos e o conteúdo. Por sua vez, o Ensino Just-in-Time (geralmente, abreviado como JiTT, em inglês) é uma proposta pedagógica na qual são utilizados feedbacks coletados em atividades educacionais variadas para aprimorar o planejamento das aulas.

Como o Just-in-Time se insere no Microlearning?

Tal como o Ensino e a Aprendizagem Just-in-Time, o Microlearning (ou microaprendizagem) está inserido nas chamadas metodologias de aprendizado ativo. Nesse modelo, o aluno deixa de ser um personagem passivo e passa a participar de forma direta no seu desenvolvimento, interagindo e contribuindo com o conteúdo apresentado.

Tendo em vista que o princípio do Just-In-Time é disponibilizar o material que o colaborador precisa, quando ele necessita, o Microlearning ― que consiste, essencialmente, em transmitir o conhecimento em pequenos blocos ― torna-se indispensável.

Foi no ambiente online que todas essas práticas cresceram e se popularizaram em virtude das inúmeras possibilidades trazidas pelas plataformas digitais. Hoje, o e-Learning é um dos mais poderosos instrumentos para o desenvolvimento de profissionais, mas só é realmente efetivo quando trabalhado com metodologias sólidas.

Isso significa que simplesmente oferecer cursos online não é o suficiente. São necessários métodos e ferramentas apropriadas para estimular o interesse do colaborador, engajá-lo e estimulá-lo a participar do seu aprendizado, e também contribuir com seus colegas.

Como introduzir o aprendizado Just-In-Time em minha empresa?

Tecnologia somada à metodologias altamente eficazes, essa é receita básica para um treinamento corporativo de sucesso. Na prática, porém, nem sempre é simples migrar um modelo de ensino tradicional para o método Just-in-Time, mas é perfeitamente possível quando se conta com uma boa estrutura e um bom planejamento.

A implementação deve ser baseada nas características e necessidades de cada empreendimento. Entretanto, alguns fatores são essenciais em todo projeto. Confira, a seguir.

Crie um plano de ensino flexível

O Just-In-Time prevê um ensino prático e acessível. Isso não significa que o método não sirva para trabalhar conteúdos densos, mas que ele deve dar autonomia ao aluno para dirigir a construção desse conhecimento.

É preciso ter em mente que cada colaborador apresenta bases, aptidões e interesses muito particulares. Há quem tenha mais facilidade em um tópico ou que, dada a sua função, precisa se dedicar com maior afinco a outro. A base de conteúdo, portanto, deve ser rica, mas flexível, de modo que cada aluno faça seu próprio caminho no processo de aprendizagem.

Adote conteúdos reduzidos

Aqui entra o Microlearning, uma perfeita forma de criar conteúdos curtos e diretos, capazes de tirar dúvidas pontuais ou disponibilizar materiais práticos a qualquer momento. O trabalhador também terá acesso a materiais aprofundados, mas ele deve ter liberdade para usufrui-los nos momentos que achar melhor.

Inicialmente, essa aprendizagem em “blocos” tem o intuito de esclarecer questões da rotina profissional e aprimorar os fluxos de trabalho, mas ela vai muito além disso. Observe que, dessa forma, o aprendizado acontece de maneira contínua, não apenas em aulas programadas. O colaborador adquire conhecimento a todo momento, em casa, no transporte, no intervalo ou enquanto desempenha suas funções na empresa.

Utilize recursos de avaliação e engajamento

Para desenvolver um verdadeiro ambiente de aprendizagem ativa, são necessários recursos de interação, compartilhamento e competição. Tudo isso favorece o engajamento e, consequentemente, a eficácia do aprendizado para todos.

Além de disponibilizar meios para os colaboradores postarem dúvidas e trocarem informações com colegas, metodologias como a gamificação podem ser utilizadas para gerar desafios e promover reconhecimento.

Todas essas interações contribuem com o desenvolvimento dos alunos e podem ser trabalhadas como feedbacks e fornecer insights para os gestores aprimorarem constantemente o ambiente de ensino. No entanto, para isso funcionar bem, é fundamental contar com uma plataforma de qualidade.

Agora que você conhece os enormes potenciais da Aprendizagem Just-in-Time, saiba que encontrou o parceiro certo para aplicá-la no seu time. Entre em contato conosco e confira todas as vantagens de ser um Cliente MicroPower!

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp