Jogo corporativo: veja como usar esse recurso na educação da equipe

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Como todos sabemos, o ambiente de trabalho pode ser estressante e complicado, o que dificulta a absorção de novos aprendizados. Por isso, muitas gestões estão investindo em novas soluções e práticas de treinamento, trazendo mais dinamismo e interatividade para o espaço de trabalho — e é justamente essa a proposta de um bom jogo corporativo. 

Por isso, elaboramos este post exclusivo, explicando tudo o que você precisa saber sobre o tema. Primeiro, explicamos o que são os jogos corporativos. Em seguida, detalhamos como você pode introduzir essas práticas na sua gestão. Assim, você moderniza a sua operação e colhe os benefícios da gamificação para a sua empresa. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que são os jogos corporativos?

Em essência, os jogos corporativos são dinâmicas de competição e cooperação voltadas para o ambiente de trabalho. Os principais objetivos dessas atividades é promover o engajamento das equipes e oferecer algum tipo de aprendizado. Por isso, muitas vezes os jogos corporativos também são jogos educacionais, pois são parte importante de alguns tipos de treinamento. 

Como introduzir os jogos corporativos na educação corporativa?

O grande diferencial dos jogos é que eles permitem um aprendizado muito mais dinâmico e interativo do que os métodos convencionais de ensino. Mas para fazer isso da maneira correta, promovendo tanto a diversão quanto o conhecimento na medida certa, é preciso seguir algumas dicas fundamentais — dê uma olhada!

Defina o objetivo

Toda decisão gerencial precisa ter uma justificativa clara — o que é muito mais fácil com o apoio de bons objetivos. Assim, não haverá resistência na hora de investir nessas experiências, que podem ser das mais simples e econômicas às mais caras e sofisticadas. O que importa é que os jogos escolhidos estejam alinhados aos objetivos e expectativas da empresa. 

Escolha o tema

Geralmente, os jogos fazem parte de algum treinamento especial ou até mesmo de um evento corporativo. Por isso, também é importante garantir que exista um alinhamento temático entre o contexto e a experiência proporcionada pelos jogos, como uma gincana de vendas, um simulador de atendimento ao consumidor, um quiz de suporte ao cliente e por aí adiante. 

Determine o método de aplicação

A forma de aplicar o jogo está diretamente ligada ao jogo em si. Por um lado, algumas empresas apostam na tecnologia interativa, utilizando videogames, simuladores e até mesmo óculos de realidade virtual. Já outras gestões preferem uma abordagem mais voltada aos testes, aplicando esses jogos por meio quizzes em uma boa plataforma LXP

Encontre uma forma de analisar os resultados

Além de engajar as equipes, o objetivo dos jogos é promover a educação corporativa em algum tema importante à empresa. Por isso, é preciso introduzir alguma forma de análise dos resultados, pois apenas assim é possível identificar se houve a aderência do aprendizado, que é quando os funcionários captam o conceito das ideias trabalhadas. 

Como pôde ver, os jogos corporativos são soluções práticas e interativas para estimular o aprendizado no ambiente de trabalho. E para finalizar, também vale destacar os formatos mais populares entre as empresas, que são as gincanas, os quizzes, os jogos de tabuleiro, os simuladores e as experiências em realidade virtual

Agora que você conhece o impacto positivo dos jogos corporativos nas empresas, aproveite para conhecer mais sobre o Genie, que é a melhor plataforma LXP do mercado. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!

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