Inteligência Artificial nos negócios: qual o impacto e os benefícios?

Inteligência Artificial nos negócios: qual o impacto e os benefícios?

O conceito de Inteligência Artificial pode ser mais antigo do que muitas pessoas pensam. Isso devido ao fato de que, já em meados dos anos 1950, ele era uma pauta entre algumas das mentes mais brilhantes de uma geração de matemáticos e cientistas, como o famoso Alan Turing.

Embora os computadores de sua época não fossem capazes de armazenar comandos, Turing chegou a publicar um artigo que falava sobre a possibilidade de, um dia, existirem máquinas inteligentes que não apenas ajudariam na realização de processos, como também aprenderiam coisas novas e interagiriam com humanos.

Nos dias atuais, dentro do universo corporativo, a Inteligência Artificial tem se mostrado como uma verdadeira aliada. Por isso, preparamos este post para que você conheça os impactos, os benefícios e os usos da IA para os negócios. Continue a leitura para conferir!

O que é Inteligência Artificial?

Entende-se por Inteligência Artificial qualquer software que, por meio de algoritmos de análise, seja capaz de tomar decisões para alcançar algum objetivo. É por isso que a IA oferece uma vasta gama de possibilidades de aplicações, desde a execução de tarefas repetitivas até a automação do atendimento ao público.

Para identificar padrões e assim analisarem a melhor maneira de executar uma operação esperada pelo usuário, esses algoritmos dependem de uma grande fonte de dados.

Quais são os impactos positivos que ela promove nos negócios?

No âmbito empresarial, a IA tem gerado uma série de impactos positivos, especialmente no que se diz respeito às atividades relativas ao relacionamento com o consumidor e à automação de tarefas cotidianas. Entre os contextos em que a Inteligência Artificial tem sido aplicada, destacamos:

  • redução de custos: muitas organizações investem em softwares munidos com IA para reduzir suas despesas, visto que esses sistemas têm aptidão para executar processos repetitivos e burocráticos, o que descarta a necessidade de contratar colaboradores para exercer essas funções;
  • otimização da produtividade: instituições financeiras e contábeis têm diminuído significativamente os erros manuais e as falhas humanas de cálculos de seus profissionais, direcionando a produtividade da equipe para outras tarefas;
  • prevenção de fraudes: a IA tem se mostrado como uma aliada de instituições bancárias e financeiras na identificação de comportamentos suspeitos, bloqueando possíveis fraudes e tentativas de acesso por pessoas mal-intencionadas.

Sendo assim, organizações que desejam oferecer um atendimento de qualidade ao cliente também usufruem dos benefícios da automação proporcionada pela IA, visto que os custos operacionais são reduzidos à medida que processos e perguntas frequentes são respondidas automaticamente.

Como é usada nas empresas?

Agora que você já sabe o que é Inteligência Artificial e como ela tem impactado as organizações modernas, mostraremos algumas de suas principais aplicações para o cotidiano corporativo a seguir.

Aumento da automação

A IA é um dos braços da automação de tarefas e sua autonomia para executar todo tipo de funções, que vem aumentando com o tempo, permite que as empresas eliminem uma grande variedade de processos. Classificação de itens, entrega de produtos e até mesmo previsão de tendências com maior grau de precisão são apenas algumas das utilidades da automação para os negócios.

Maior produtividade e suporte à tomada de decisões

O processamento de grandes números de dados é uma tarefa muito complexa e demorada para qualquer colaborador humano. Porém, o uso de algoritmos inteligentes e fundamentados em Big Data possibilitam que softwares forneçam relatórios precisos e insights para melhorar a tomada de decisões no ambiente corporativo.

A IA também ajuda a evitar problemas de manutenção e a reduzir o risco de fadiga operacional dos colaboradores. Sua infinita capacidade de processar informações define o caminho para a automação de tarefas, em especial as repetitivas e burocráticas, o que ajuda a economizar tempo e energia das equipes de trabalho.

Aumento da segurança

Tecnologias de reconhecimento facial ou de voz já têm sido aplicadas em diversos segmentos, além de estarem presentes em grande parte dos dispositivos eletrônicos. O avanço da transformação digital permite ainda que até mesmo rostos disfarçados sejam reconhecidos, mesmo que estejam de óculos escuros, boné ou lenços.

Já os mecanismos de reconhecimento de fala também apresentam um incrível índice de acerto na transcrição de áudios, o que mostra como a segurança da informação tem sido aprimorada pela IA. Falaremos mais sobre isso adiante.

Automação do atendimento ao cliente

Você com certeza já ouviu falar sobre os chatbots, não é verdade? Resumidamente, são robôs de atendimento cuja finalidade é interagir com os usuários humanos por meio da conversação.

Em geral, esses sistemas têm sido usados no atendimento dos canais de comunicação das empresas, resolvendo problemas de menor complexidade e direcionando os usuários aos operadores humanos apenas em situações que exijam mais atenção.

Praticidade aos processos cotidianos

Tarefas básicas, como anotar um compromisso em uma agenda, programar um alerta para uma data específica, realizar pagamentos dentro de um período ou até mesmo enviar um e-mail têm sido automatizadas graças aos assistentes virtuais.

Agilidade e eficiência com plataformas LXP

Por fim, uma das vertentes da IA são as tecnologias capazes de identificar até mesmo falas dentro de vídeos. No Genie, a ferramenta de busca é central na experiência de uso. Em um único local, você pode pesquisar conteúdos, arquivos, pessoas e tópicos.

É uma busca inteligente, pois até mesmo o que é falado em um vídeo pode ser encontrado. Ao publicar, tecnologias de reconhecimento de fala são aplicadas e tudo será automaticamente transcrito e indexado.

Com isso, a ferramenta agiliza o trabalho de pesquisa, permitindo que o aluno, por exemplo, encontre o que procura por meio de palavras-chave.

Essa aplicação tem se mostrado muito útil no aprendizado corporativo, já que ao fazer uma busca você não só encontrará o que procura dentro do vídeo, como poderá ir diretamente ao ponto em que a informação é mencionada, o que facilita o engajamento dos alunos com as plataformas LXP.

Como você conferiu neste artigo, a Inteligência Artificial já é uma realidade presente em organizações dos mais diversos portes e segmentos do mercado.

Há uma infinidade de aplicações para todo tipo de demanda e necessidade do cotidiano empresarial. Sem dúvida, há uma grande variedade de soluções em aprendizado corporativo que atendem às necessidades do seu negócio.

Você quer saber mais sobre como o MicroPower Genie contribui com o sucesso do seu empreendimento? Então, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo para conhecer os benefícios do Genie!

Compartilhe