Conheça a importância do microlearning para a equipe de atendimento

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O Microlearning é uma metodologia de aprendizagem que permite acesso a aulas e conteúdos no modelo Just-in-Time. Dessa forma, a equipe de atendimento tem acesso instantâneo a informações integralizadas em um sistema.

As plataformas digitais são grandes agregadoras de conhecimento e permitem tirar dúvidas, interagir com colegas e fazer aulas de forma rápida e eficiente. O resultado é a maior retenção do conteúdo e uma rotina de aprendizagem constante. Os atendentes aprendem inclusive enquanto atendem pessoas!

Neste artigo, explicamos os detalhes dessa metodologia e como ela contribui para a criação de equipes de atendimento de alta performance. Confira!

Como funciona o Microlearning?

Diferentemente do ambiente educativo tradicional ― aulas expositivas agendadas com pouquíssima ou nenhuma interação do estudante ―, o Microlearning cria um espaço para a aprendizagem ativa. Nesse modelo, o aluno (ou colaborador, nesse caso) participa ativamente do seu desenvolvimento segmentando conteúdos e compartilhando descobertas e experiências.

O eixo principal dessa metodologia está na estruturação do material. O conteúdo é disponibilizado em pequenos blocos de informação. Resolução de dúvidas, conceitos ou aulas breves que podem ser concluídas em minutos.

Outro ponto importante diz respeito às plataformas digitais, que permitem o acesso a esses conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar. Dessa forma, os colaboradores ajustam o aprendizado às suas respectivas rotinas e modos de estudo, com a possibilidade de aprender enquanto realizam suas funções na empresa.

Essa abordagem, conhecida como Just-in-Time Learning, vai de encontro ao comportamento conectado das novas gerações no qual dúvidas e problemas cotidianos são solucionados com rápidas pesquisas na internet.

Como o Microlearning beneficia as equipes de atendimento?

Em relação às equipes de atendimento, as plataformas de Microlearning tem como vantagem principal a agregação do conhecimento. Não apenas o conteúdo desenvolvido para as aulas, como as interações e o histórico das experiências de cada colaborador são integrados a um grande banco de dados que pode ser acessado instantaneamente.

Seja em um treinamento, seja durante um atendimento, a plataforma entrega exatamente o que o profissional precisa, no momento que necessita. Toda a informação é organizada em pequenos fragmentos fáceis de encontrar, consultar e analisar, o que inclui as principais dúvidas dos Clientes e demais eventos anteriores.

Além disso, essa estrutura também se destaca por apresentar atualizações fluidas, afinal, o conteúdo da plataforma é sempre enriquecido. A cada interação dos usuários, mais eficiente e preciso torna-se o atendimento. O aprimoramento, portanto, é constante!

Como implementar o Microlearning no meu negócio?

Como você pôde perceber, as vantagens do Microlearning são enormes, especialmente para o atendimento aos Clientes. Entretanto, o sucesso desse método depende de uma boa estrutura tecnológica somada à conceitos e metodologias de ensino sólidas.

Sendo assim, não basta investir em uma plataforma e esperar que ela, por si só, crie um ambiente de aprendizado corporativo eficiente. É fundamental contar com o apoio de especialistas nesse tipo de ensino para desenvolver uma estratégia eficaz e obter o máximo potencial da tecnologia.

A MicroPower é líder no desenvolvimento de sistemas e metodologias para desenvolvimento de talentos. Se mantém em constante evolução desde 1994 auxiliando clientes e parceiros dos mais diversos segmentos a construírem times de alta performance.

Entre em contato conosco e descubra as vantagens exclusivas que a MicroPower pode oferecer a sua equipe de atendimento!

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