Como uma plataforma de microlearning ajuda a rede de franquias?

Como uma plataforma de microlearning ajuda a rede de franquias?

A gestão eficiente de uma rede de franquias é fundamental para o sucesso. Afinal, é preciso habilidade para controlar diversos processos e manter o padrão de qualidade em todos os estabelecimentos. A utilização de uma plataforma de microlearning é uma alternativa interessante para facilitar a comunicação e o treinamento dos profissionais. 

Um dos principais desafios é controlar as informações e os processos de comunicação, sendo importante encontrar alternativas para melhorá-los. O treinamento dos franqueados também é um desafio, visto que as distâncias e a falta de tempo tornam essa etapa custosa e difícil de ser realizada. 

Neste artigo, vamos mostrar como as plataformas de microlearning podem auxiliar as redes de franquias. Confira!

Encurtamento da distância entre empresa, colaboradores, franqueados e parceiros

Uma das principais vantagens que uma plataforma de microlearning oferece para uma rede de franquias é o encurtamento da distância entre empresa, colaboradores, franqueado e parceiros. Por meio desse sistema, é possível gerir processos e envolver todos as pessoas necessárias, sem que elas estejam juntas presencialmente. 

A distância da organização matriz para as franquias, muitas vezes, prejudica o compartilhamento de ideias e treinamentos que são necessários para estabelecer o padrão de trabalho. Os custos de capacitações presenciais e, até mesmo, de conversas entre os franqueados inviabiliza que esses processos ocorram constantemente, diminuindo o contato entre os agentes necessários. 

Agilidade no processo de comunicação

O processo de comunicação também é beneficiado, ganhando mais agilidade. É normal que uma rede de franquias precise estar em constante contato com seus franqueados. Afinal, as decisões devem ser compartilhadas de modo rápido, para que as mesmas ações sejam praticadas em todos os estabelecimentos. 

Com a plataforma, é possível emitir comunicados que atinjam todos os franqueados de uma só vez, não sendo preciso conversar individualmente com cada estabelecimento. Desse modo, é mais simples ativar promoções, ações especiais em datas comemorativas ou simplesmente corrigir erros que estão atrapalhando o andamento do negócio.  

Gerenciamento de conteúdos em um só ambiente

Outro ponto interessante em contar com uma plataforma microlearning é a possibilidade do gerenciamento de conteúdos em um só ambiente. Desse modo, os treinamentos e as comunicações não terão distinção de acordo com os locais onde foram feitos, pois todos acessam o mesmo conteúdo. 

Isso evita que existam distorções do conteúdo por uma interpretação particular ou tendenciosa de algum instrutor ou professor de determinado local. Como o fluxo de informações segue sempre o mesmo roteiro, sem variações de acordo com o interlocutor ou o ambiente em que a formação ocorre, a mensagem é disponibilizada de maneira totalmente padronizada, chegando a todos, exatamente da mesma forma. 

Conhecimento na palma da mão

Muitas vezes, as empresas têm uma boa gestão de conhecimento. Entretanto, esses dados e informações não ficam armazenados em um local acessível. Logo, os colaboradores não conseguem acessar os conteúdos com agilidade, tendo mais dificuldade para tirar dúvidas ou apresentar uma proposta de negócio, por exemplo. 

Com uma plataforma, o acesso pode ser feito em qualquer horário, local e com qualquer dispositivo, como celular, computador e tablet. Para isso, basta o acesso à internet ou ao sistema, que ainda conta com informações offline. Dessa maneira, o conhecimento estará sempre acessível, trazendo agilidade, simplicidade e praticidade para todos que necessitam dessas informações. 

Redução dos custos

O processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas envolve bastante investimento para algumas empresas, sendo ainda mais custoso para a rede de franquias, que precisa controlar as capacitações em diversos locais. Por isso, é interessante buscar uma solução mais rápida e eficiente, que, além de econômica, seja realmente proveitosa para os colaboradores. 

O microlearning envolve pílulas de conhecimento, o que traz mais agilidade para o treinamento e facilita o engajamento dos colaboradores. Com a plataforma, a rede pode trabalhar com conteúdos selecionados e que atinjam as necessidades de todas das franquias, tornando o custo muito mais viável. 

Além disso, as atualizações e correções podem ser feitas de modo rápido, sem gerar custos com novos materiais, diminuindo o tempo de espera para que essas informações estejam disponíveis para todos os envolvidos.

Conteúdos personalizados

Outra vantagem oferecida por uma plataforma de microlearning é a personalização para a rede de franquias. Por meio dela, é possível produzir conteúdos específicos e com a cara da empresa. Isso ajuda a aumentar o interesse dos colaboradores e também demonstra a importância que a organização dá para esse processo. 

A empresa consegue produzir materiais que serão úteis para o cotidiano, ajudando os franqueados, colaboradores e parceiros que necessitam de informações. O conteúdo personalizado traz a possibilidade de treinar cada pessoa envolvida de modo diferente, atingindo apenas o público necessário. 

Padronização

A padronização é fundamental para que uma rede de franquias obtenha destaque, sendo também um dos desafios desse modelo de negócio. O processo de compartilhamento de informações e treinamento deve ser meticuloso e eficiente, para que o padrão seja replicado em todos os estabelecimentos. 

Com o auxílio da plataforma de microlearning, a rede consegue promover treinamentos padronizados e comunicação para todas as franquias, de modo ágil e simples. Isso diminui as diferenças entre os estabelecimentos, além de ajudar na motivação das equipes, que percebem que são tratadas sempre com o mesmo método. Dessa forma, a padronização tende a crescer, o que é extremamente positivo para os resultados do negócio. 

Para que os benefícios sejam adquiridos, é fundamental escolher uma solução com atenção, considerando as vantagens e ferramentas que cada alternativa oferece e como elas podem suprir as necessidades do seu negócio. 

Neste artigo, mostramos como uma plataforma de microlearning pode contribuir com uma rede de franquias. O Genie, solução da MicroPower, é um sistema de microlearning onde toda sua força de trabalho pode publicar e encontrar as informações de que precisa, com agilidade, substituindo os grupos de mensagens informais e retendo o conhecimento da organização de forma estruturada. Isso traz mais organização e facilidade de acesso, de modo que sua equipe solucione dúvidas de trabalho no momento que elas surgirem. 

Gostou de aprender um pouco mais sobre o assunto? Então, aproveite para conhecer mais sobre a MicroPowere saiba como podemos contribuir com a sua empresa!

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