Saiba o que é capacidade absortiva e como melhorá-la em sua empresa

duas pessoas olhando para a tela de um computador em um ambiente corporativo

Conhecimento é a palavra-chave para a inovação nas empresas e é exatamente por isso que cada vez mais organizações têm investido em ferramentas, metodologias e estratégias para absorver novos conhecimentos — e aplicá-los de forma inovadora, garantindo a competitividade no mercado. Conhecemos esse conceito como capacidade absortiva.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é capacidade absortiva, quais as suas dimensões, quais os seus benefícios e como melhorá-la em sua empresa. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é capacidade absortiva?

De forma simplificada, trata-se da forma como uma organização utiliza os novos conhecimentos, adquiridos por meio de fontes externas ou, no caso das empresas modernas, investimento em ferramentas de análise de dados, para otimizar o seu nível de inovação.

Como consta no próprio termo, a capacidade absortiva também se refere ao potencial de uma instituição absorver informações novas (de fontes externas) e transformá-las em aplicações úteis para os negócios.

Basicamente, o conceito está relacionado à capacidade de uma empresa em inovar e, por consequência, aumentar sua produtividade e competitividade no mercado.

Quais são as dimensões da capacidade absortiva?

A capacidade absortiva é dividida em quatro diferentes dimensões, sendo conhecidas como:

  • aquisição: consiste no potencial de adquirir novos conhecimentos de fontes externas;
  • assimilação: consiste no procedimento de analisar e interpretar os dados obtidos;
  • transformação: é a capacidade de reformular ou refinar as informações adquiridas, combinando-as com os conhecimentos preexistentes na organização;
  • exploração: trata-se da aplicação e incorporação do conhecimento, resultando em inovação, aprimoramento dos processos e mudanças pontuais.

Quais os benefícios da capacidade absortiva?

A capacidade absortiva proporciona uma grande variedade de vantagens competitivas e benefícios para a gestão da empresa, tais como:

  • acelera a inovação: o processo de aquisição de dados e informações é crucial para o crescimento e desenvolvimento;
  • aumenta a competitividade da empresa: organizações que usam o conhecimento de mercado para criar soluções únicas conseguem se diferenciar da concorrência;
  • ajuda a manter o negócio relevante: o constante processo de obtenção de novos conhecimentos permite que a empresa acompanhe a transformação digital e mudanças no comportamento de consumo.

Como melhorar a capacidade absortiva?

Para finalizarmos o artigo sobre capacidade absortiva, é importante que você conheça algumas boas práticas sobre como melhorar esse conceito em sua empresa. Veja a seguir!

Faça a gestão do conhecimento

Resumidamente, a gestão do conhecimento é composta por estratégias e ferramentas que uma instituição adota para criar, gerenciar e transferir os conhecimentos entre a equipe, fomentando o compartilhamento das informações para que não fiquem concentradas em um único departamento ou colaborador.

Colete feedback dos clientes

A opinião das pessoas que consumiram produtos ou serviços da empresa é indispensável, pois são uma ótima maneira de absorver novos conhecimentos consistentes e precisos sobre quais processos podem ser melhorados e o que deve ser mantido.

Além de obter sugestões de melhorias, é possível descobrir os motivos pelos quais os indivíduos não concluíram uma compra com sua empresa e preferiram a concorrência, permitindo, por assim dizer, um “benchmark indireto”.

Usar referências externas para construir conhecimento interno

Como você entendeu até aqui, a capacidade absortiva não se resume somente a absorver informações externas, mas abrange também a capacidade da organização transformar novos conhecimentos em verdadeiros insights e adaptá-los de acordo com a realidade da empresa.

Isso exige que a instituição adote o conceito de compartilhar ideias, abrir iniciativas e permitir a troca de feedbacks e opiniões vindas dos colaboradores, incentivando a discussão e a abertura à inovação.

Para concluirmos, vale lembrar que a ideia de capacidade absortiva é uma ampla filosofia que envolve o uso de processos, tecnologias e posicionamentos que estimulem a obtenção de conhecimentos de fontes externas na empresa, assim como o compartilhamento de informações internamente.

Quer acompanhar todas as postagens da MicroPower nas redes sociais? Então siga-nos em todas as nossas plataformas! Estamos no LinkedIn, no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Telegram!

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp