O que é aprendizagem informal e quais as formas de utilizá-la?

oqueeaprendizageminformalequaisasformasdeutilizala

Promover a capacitação dos colaboradores é de suma importância para que a empresa consiga cumprir metas e alcançar objetivos. Uma maneira interessante de fazer isso é apostar na aprendizagem informal, um estilo de aprendizagem que acontece de forma natural e voluntária, sem que a empresa precise impor um ritmo de treinamentos.

Para colocar isso em prática no ambiente corporativo, é importante entender que o sucesso da sua implementação está muito mais atrelado ao fortalecimento da cultura de aprendizagem do que aos métodos de estudos. A aprendizagem precisa fazer parte da rotina do negócio.

A seguir, trouxemos algumas informações essenciais para ajudar nesse processo. Confira!

Como funciona a aprendizagem informal?

Na prática, a aprendizagem informal é toda aquela que acontece naturalmente, de forma individual e sem seguir um planejamento específico nem uma metodologia com padrões determinados ou instruções de professores. Cada pessoa tem liberdade para aprender no próprio ritmo e com as ferramentas que mais funcionam para o seu perfil.

A aprendizagem informal se diferencia da formal justamente porque esta última tem uma estrutura curricular que deve ser cumprida, bem como metodologia, atividades e prazo pré-determinados. Na aprendizagem formal, até mesmo quando o indivíduo tem certa autonomia para definir o ritmo de estudo, como ocorre nos cursos a distância, é obrigatório seguir o currículo, que é fixo.

Como é possível utilizar a aprendizagem informal?

Existem vários meios pelos quais é possível fazer com que a aprendizagem informal aconteça em uma empresa. Aqui, listamos alguns exemplos:

  • realização e/ou observação de uma tarefa;
  • orientação de um colaborador a outro sobre uma tarefa ou processo;
  • trocas de experiências em comunidades online;
  • leitura de livros e artigos;
  • mentoria;
  • webinars;
  • vídeos;
  • podcasts.

É importante notar que, embora a aprendizagem informal seja individual e voluntária, o papel da empresa é estimular esse processo e fornecer as condições para que ele aconteça. Nesse sentido, a organização pode oferecer suporte para tirar dúvidas, realizar campanhas de incentivo e programas de mentoria, além de disponibilizar materiais de consulta de informações.

Também é interessante adotar o uso de um banco de conhecimentos, que pode ser um sistema onde os profissionais encontram conteúdos úteis para aprenderem mais sobre a área em que trabalham. Vídeos, imagens, textos, quizzes e compartilhamento de informações são alguns dos recursos que ajudam a engajar os colaboradores para que aconteça a aprendizagem informal.

Quais são as vantagens de implementar esse tipo de aprendizagem?

Com a aprendizagem informal, a adaptação dos colaboradores recém-chegados é mais tranquila, pois eles têm a chance de aprender com a prática das tarefas. O desempenho também tende a ser melhor, já que são incentivados a aprenderem constantemente de modo natural e ainda podem observar e trocar informações com profissionais mais experientes.

Uma empresa que estimula a aprendizagem informal consegue formar uma equipe cada vez mais qualificada, o que influencia bastante os resultados do negócio. Assim, vale a pena adotar algumas das estratégias para implementar esse estilo de capacitação corporativa que certamente ajuda a organização a crescer.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando os nossos conteúdos nas redes sociais — LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, YouTube e Spotify!

Compartilhe