Método 70:20:10 – como utilizar nas organizações

Já ouviu falar sobre o método 70:20:10? Esse é um modelo que tem sido muito aplicado nas organizações, e é voltado para uma aprendizagem mais produtiva e eficiente. Com essa aplicação, é possível melhorar a rotina do negócio e engajar cada vez mais os colaboradores.

Antes de tudo, é preciso levar em conta que a forma como os funcionários se desenvolvem em uma empresa pode ir além de treinamentos e estudos. É importante também investir em estratégias dinâmicas, que ofereçam participação da equipe na tomada de decisões.

Neste post, entenda como o método 70:20:10 pode ajudar nesse processo e veja os benefícios que pode trazer para uma empresa.

Como funciona o modelo de aprendizagem 70:20:10?

No mercado atual, investir no engajamento dos profissionais é uma excelente estratégia para se destacar, oferecendo uma boa capacitação e garantindo a retenção de talentos em uma empresa.

Por esse motivo, apostar em táticas inovadoras é interessante para todo negócio de sucesso. Esse é o caso do modelo de aprendizagem 70:20:10. Basicamente, trata-se de uma nova forma de analisar a capacidade de retenção de conteúdos.

Segundo o modelo, 70% do que as pessoas aprendem estão relacionados com a vivência própria, 20% são referentes às trocas de experiências entre os colegas e 10% estão associados com a capacitação formal.

Como esse método é aplicado nas empresas?

O primeiro passo para aplicar o modelo 70:20:10 nas empresas é realizar um planejamento para incrementar a participação dos profissionais contratados nos processos da organização, levando em consideração que:

  • 70% do aprendizado é obtido a partir de experiências do cotidiano;
  • 20% é por meio de interações e de forma informal;
  • 10% acontece com o aprendizado formal.

Desse modo, é importante que os colaboradores possam aprender fazendo. Para isso, é preciso que eles compreendam os processos organizacionais, tenham liberdade para manifestar opiniões e possam participar de decisões relevantes.

Investir no entrosamento entre os profissionais de uma equipe é outra estratégia. Ter um ambiente de trabalho que prioriza um clima organizacional agradável contribui muito para a criação de vínculo entre os colaboradores da empresa.

Por fim, é necessário agir estrategicamente na escolha de treinamentos, cursos, workshops e eventos oferecidos ao time de colaboradores da organização. O ideal é que essas capacitações formais sejam o mais produtivas possível. Desse modo, é fundamental acertar na escolha de parceiros e profissionais que possam ensinar esses conhecimentos e técnicas.

Quais os benefícios de utilizar esse método?

Ainda não entendeu por que o método 70:20:10 está sendo tão procurado pelas empresas? Veja alguns dos principais benefícios que o modelo oferece aos negócios!

Potencializa o aprendizado

Quanto melhor for o aprendizado dos colaboradores, maior será o retorno para a empresa. Funcionários competentes garantem mais produtividade nos setores, eficiência nas tarefas e resultados positivos.

Melhora a motivação dos colaboradores

O marketing interno é tão importante quanto a atração de novos clientes e parceiros, pois se relaciona diretamente com a qualidade dos serviços que uma empresa vai oferecer. Desse modo, ter profissionais engajados com a organização e motivados com o trabalho ajuda na redução do turnover e do absenteísmo, aprimorando e fidelizando o quadro de colaboradores.

Fomenta a criatividade e a inovação

Negócios que incentivam a inovação e a criatividade conseguem entregar um diferencial ao mercado, melhorando o seu posicionamento entre os concorrentes. Esses objetivos só podem ser alcançados quando os profissionais são incentivados a oferecer resultados inéditos e modernos.

Gostou de saber o que é o método 70:20:10 e as vantagens que esse modelo pode oferecer para uma organização? Lembre-se da importância de contar com ferramentas que otimizam esse processo e ajudam no engajamento da equipe de colaboradores.

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