5 benefícios do microlearning por meio de uma plataforma especializada

Pessoas durante uma reunião

Os processos de treinamento e capacitação de uma empresa são fundamentais para melhorar a qualidade de serviços dos colaboradores e os resultados do negócio. Os benefícios do microlearning nesse contexto são variados, sendo que a agilidade é uma das principais vantagens desse método. 

Microlearning são treinamentos realizados de forma direta, com tópicos específicos em pequenas pílulas de conteúdo. Sendo assim, é um método de aprendizagem em que o conteúdo é entregue de forma objetiva e focado em uma única informação.

Neste artigo, vamos mostrar 5 benefícios do microlearning. Além disso, você verá como uma plataforma especializada pode potencializar os resultados. Confira!

Quais são os benefícios do microlearning?

O microlearning traz diversos benefícios para os processos de treinamento de uma empresa. Confira os principais!

1. Otimização do tempo

A otimização do tempo é um dos principais benefícios que esse método oferece. Os conteúdos são mais rápidos de produzir e podem ficar disponíveis em poucos dias. Isso porque são menores e mais objetivos. 

Os conteúdos menores também se encaixam melhor na rotina dos colaboradores, que nem sempre têm tempo para estudar e participar de treinamentos com duração maior. Um conteúdo com um bom direcionamento possibilita que o conhecimento seja atualizado sempre que for necessário, sem ter de se investir muitas horas nesse processo.

2. Acessibilidade

Outro ponto que deve ser ressaltado é a acessibilidade que a internet oferece para os colaboradores. Com conexão à internet, é possível acessar os conteúdos por meio de qualquer dispositivo móvel, sem limitações de horário ou local. 

Sendo assim, não é preciso deslocar-se para um local de treinamento ou reservar horários fixos na agenda para esse fim. Dessa forma, é mais fácil para que os colaboradores separem alguns momentos do dia para acessar os conteúdos e se capacitar.

3. Aumento da produtividade

Como os colaboradores não precisam investir muito tempo para os treinamentos, nem se deslocar para um local específico, o microlearning também contribui para o aumento da produtividade. Os conhecimentos são adquiridos de modo rápido, podendo ser colocados em prática de forma ágil. 

Por isso, os colaboradores passam a ter uma maior e melhor produtividade ao terem mais tempo para se dedicar aos compromissos de trabalho do cotidiano. Além disso, têm facilidade para colocar em prática o conteúdo que foi estudado.

4. Manutenção fácil

Por ser um formato com conteúdos mais curtos, a manutenção se torna muito mais simples de ser feita. Isso permite retirar, adicionar, substituir e fazer todos os tipos de atualização no conteúdo de forma ágil. Desse modo, os materiais estarão sempre atualizados, o que mantém o alto nível do treinamento. 

Isso é muito importante para empresas que têm funcionários em diversos locais, pois facilita a padronização das técnicas e permite que todos recebam novidades e instruções de forma simultânea. 

5. Aumento do engajamento nos treinamentos

Os treinamentos corporativos só são eficientes quando os colaboradores estão interessados e motivados a participar. As formas tradicionais de aprendizado, como seminários esporádicos, treinamento presenciais ou apostilas, não costumam atrair muito o interesse dos profissionais. 

Ao utilizar a tecnologia e promover conteúdos curtos, a empresa potencializa o engajamento nos treinamentos. Isso acontece porque os colaboradores podem acessar os conteúdos em qualquer local, horário e no momento que for mais apropriado para eles. 

Além disso, os conteúdos são distribuídos em diferentes formatos, como texto, áudio, vídeos, entre outros. Desse modo, os materiais se tornam mais dinâmicos e completos, permitindo que diferentes tipos de pessoas se interessem pelo conteúdo apresentado. 

Como a plataforma Genie pode contribuir com sua empresa?

O novo sistema da MicroPower, o Genie, é uma solução que pode contribuir de diversas maneiras com os processos de treinamento e compartilhamento de informações da sua empresa. Confira alguns diferenciais que ele oferece!

Solução boa para empresas que atuam com equipes de campo

Essa é uma solução muito boa para empresas que trabalham com equipes em campo, seja na área de manutenção, seja de instalação, representantes, entre outras. A grande vantagem do Genie é a facilidade para a distribuição e o compartilhamento de procedimentos, informações técnicas e dicas. 

Isso se aplica para empresas de diversos setores, como farmacêuticas, produtos alimentícios (varejo) e de serviços, como operadoras de TV e telefonia. Com essa plataforma, a organização consegue compartilhar informações que serão úteis para todos os profissionais, que ainda podem acessar os conteúdos em qualquer local e horário. 

Disponibilização de relatórios e dashboards

Outro grande diferencial do Genie é o oferecimento de dashboards e relatórios. Isso permite que os usuários tenham acesso a um painel de informações, que facilita o acompanhamento do progresso na plataforma. É possível ver, entre outras coisas, quais foram as publicações mais vistas, as mais curtidas e as mais comentadas.

Para os gestores, os relatórios são uma fonte essencial de informação. Eles ajudam a entender como a estratégia está sendo vista pelos colaboradores. É possível acompanhar o nível de engajamento e de conhecimento de suas equipes, por meio de diversos indicadores e análises que apontam o que está funcionando e o que precisa ser aperfeiçoado.

Emprego da Inteligência Artificial

Para otimizar o uso da ferramenta, o Genie também conta com Inteligência Artificial. Essa tecnologia seleciona e prioriza as publicações exibidas a cada usuário, de acordo com a forma como o sistema é utilizado. Desse modo, a evolução fica mais lógica, contribuindo para que o aprendizado seja eficiente. 

Isso permite que os conteúdos sejam personalizados, ou seja, entregues de acordo com a necessidade de cada usuário. Por isso, o aproveitamento dos materiais tende a ser muito mais eficiente, pois a pessoa receberá o que está relacionado com a sua curva de aprendizado.

Neste artigo, apresentamos os principais benefícios do microlearning e como uma plataforma especializada pode potencializar os resultados dessa estratégia. O processo de implementação dessa solução deve ser feito com calma, dando tempo para que todos os colaboradores e gestores se adaptem ao novo sistema. Sendo assim, os resultados serão rapidamente notados, trazendo vantagens para a empresa. 

Gostou de conhecer mais sobre este assunto? Então, entre em contato conosco e veja como a MicroPower pode contribuir com a sua empresa!

Compartilhe
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp